Pages

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

PÓS-CAMPANHA; NEM SEMPRE QUEM VOTA E PARA QUEM SE GOVERNA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 02, 2014   Sem Comentários


Certa ou errada, Dilma dialoga mais com o discurso que derrotou que com o que a fez vencedora. Sinaliza mais para quem não votou nela que para quem votou.


Raras polarizações refletem a complexidade da política. Foram 54 milhões de votos de um lado e 51 milhões de outro. Ambos os candidatos tiveram muita adesão em todas as classes, regiões, perfis. 

Não dá para dizer que só a elite votou em Aécio. Assim como Dilma teve votos de empresários, do mercado financeiro, da classe média alta. Mas, dependesse apenas desse eleitorado, Aécio seria presidente. Nas atitudes, Dilma é coerente com o discurso de união pós-campanha. 

Mas, certa ou errada, dialoga mais com o discurso que derrotou que com o que a fez vencedora. Sinaliza mais para quem não votou nela que para quem votou.

OS ESPAÇOS DA POLÍTICA

PT e PSDB são partidos bastante diferentes, desde as origens, passando pelas bases sociais, e, às vezes, até na forma de governar. Por mais limitadas que sejam as categorizações, vamos a elas. O PT nasceu como partido de esquerda e, para se eleger e ainda mais para governar, movimentou-se para o centro.

O PSDB surgiu como centro-esquerda e aliou-se ao PFL (hoje DEM), que pode ser considerado centro-direita. Assim, as duas siglas ocupam quase todo o espectro ideológico, da centro-esquerda à centro-direita. Só ficam fora os extremos. Isso vale como discurso, mas é necessariamente uma falácia como prática.

Manifestações de apoiadores tanto de Dilma quanto de Aécio mostram existir segmentos nada desprezíveis tanto à esquerda do PT como à direita do PSDB. Setores não adequadamente representados pelos dois partidos, mas que votam por falta de alternativas competitivas. 

Falta espaço para os outros. O PT chegou ao poder quando deixou o eleitorado só de esquerda e atraiu o centrista. Como se move com mais mobilidade nesse espectro, vai se mantendo no poder. Mas essa ostensiva hegemonia dos dois partidos distorce o reflexo da sociedade que a política pretende ser.Érico Firmo/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee