Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

CRESCEM ESPECULAÇÕES;ESTRATÉGIA DE CAMILO SOBRE SECRETARIADO FOGE À REGRA GERAL

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, dezembro 18, 2014   Sem Comentários


Os aliados, que tentam aparentar paciência, afirmam que só por volta do dia 24 devem ser anunciados os nomes. Apenas no Ceará e no Amapá a indefinição total permanece.

Às vésperas de ser diplomado governador do Ceará, Camilo Santana (PT) é um dos dois únicos chefes de Executivos do País que ainda não escolheram o secretariado. O outro é o governador eleito do Amapá, Waldez Góes (PDT). 

O petista, que já se reuniu com os partidos aliados para pedir sugestões de nome, teria dito a pessoas próximas que aguarda, dentre outros acertos, a indicação da presidente Dilma Rousseff (PT) para os ministérios e órgãos federais com sede no Ceará, como Banco do Nordeste (BNB) e Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).

“Tem demandas que estão sendo apresentadas (nacionalmente). Numa composição dessas, você tem órgãos que com representação estadual que estão na esfera federal. 

O Mauro Filho (ex-secretário da Fazenda e candidato derrotado ao Senado pelo Pros), por exemplo, vai para um órgão federal ou fica? E na Assembleia, quem vai ficar para articular a fala do governador? Tudo isso é pensado”, disse um aliado que pediu para não ser identificado.

O petista tem seguido à risca a cartilha de seu “mentor” político, Cid Gomes (Pros), que, nos dois mandatos, preferiu adiar até a última hora o anúncio do secretariado. A expectativa é de que somente por volta do dia 24 de dezembro os auxiliares de Camilo sejam anunciados.

Por enquanto, o ambiente é de especulação e mistério. Uma das informações de bastidor é de que o cardiologista Carlos Roberto Martins, conhecido como Cabeto, teria sido convidado a assumir a Secretaria Estadual da Saúde, mas descartado assumir o carg.

O nome do irmão do governador Cid Gomes (Pros), Ivo Gomes (Pros), também é apontado como possível integrante do “núcleo duro” do Executivo. Uma fonte do PT disse que há chance de que Ivo seja indicado para a secretaria de Educação.

Para a pasta da Segurança Pública e Defesa Social, o nome do deputado federal eleito Moroni Torgan (DEM) tem crescido, mas sua assessoria sustenta que não houve convite do governador eleito até agora.

Entre os partidos aliados, a atmosfera é de aparente paciência. Camilo esteve ontem em Brasília para uma rodada de reuniões no Palácio do Planalto: com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, o da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, em encontros separados ao lado de aliados cearenses como o deputado federal José Guimarães (PT-CE) e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT). A pauta, segundo anunciaram, incluiu segurança pública, saúde, pacto federativo e fortalecimento do Nordeste.

NÚMEROS


14

dos 16 chefes de Executivo eleitos para o 1º mandato já têm secretariado.

O que se diz nos bastidores

Aliados do governador eleito Camilo Santana (PT) tem jurado enfaticamente que não sabem sobre os planos dele. Os partidos já se reuniram com o petista e apresentaram sugestões de nomes que possam compor o secretariado.

Camilo tem afirmado que não criará novas secretarias e que quer manter parte do secretariado com nomes técnicos, não necessariamente com trajetória política.

Para a Saúde, o nome apontado até agora é o do cardiologista Cabeto, médico do senador eleito Tasso Jereissatti (PSDB).Considerado um dos mais respeitados cardiologistas do País, Cabeto é chefe da equipe de Cardiologia do Hospital Monte Klinikum e ex-diretor médico do Hospital Universitário Walter Cantídio. Segundo pessoas próximas a ele ouvidas pelo O POVO, no entanto, o médico tem dado sinais de que não aceitará assumir o cargo.

Na educação, há pelo menos duas apostas. Uma é de que o deputado estadual e ex-secretário da Educação de Fortaleza, Ivo Gomes, assuma a pasta no Estado.

O irmão mais novo de Cid é cotado para disputar a Prefeitura de Sobral em 2016 e, por isso, o entendimento é de que Ivo não retome a função como secretário do prefeito Roberto Cláudio (Pros) na Capital para que possa retomar os vínculos com o município da região Norte. Nos bastidores, também há quem aposte na permanência do atual secretário, Maurício Holanda, ou da volta de Izolda Cela ao posto.

Na Segurança Pública, o nome do deputado federal eleito Moroni Torgan (DEM) é lembrado como possibilidade. Durante a campanha, ele foi chamado para discutir os desafios da pasta. A assessoria de Moroni, no entanto, garante que até agora ele não foi convidado.
Hébely Rebouças/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee