Pages

sábado, 6 de dezembro de 2014

CEARÁ;FUNCIONÁRIOS DA FUNAI SÃO SOLTOS PELOS ÍNDIOS TREMEMBÉ

Por ipuemfoco   Postado  sábado, dezembro 06, 2014   Sem Comentários


Os quatro funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) que eram mantidos reféns por índios Tremembé das aldeias de São José e Buriti de Itapipoca, a 130 Km de Fortaleza, foram liberados ainda na noite desta sexta-feira (5). 

De acordo com uma liderança da tribo Tremembé, Adriana Carneiro, o ato teve como objetivo de alertar o Ministério Público do Ceará (MP-CE) e Funai dos constantes desmatamentos e invasões que ocorrem todos os dias nas terras indígenas da região.

“Foi necessário tal atitude para reivindicar punições para os massacres diários que acontecem em nossas terras. A Justiça tem que tomar providências e até o momento não obtivemos resposta tanto da Funai como do MP-CE. Tem que haver uma fiscalização séria em nossas terras, pois nos últimos meses, até casas foram derrubadas”, denunciou.

Acordo
Segundo Adriana Carneiro os quatro funcionários foram liberados depois que ficou decidido que na próxima terça-feira (9), haverá uma reunião entre lideranças dos índios Tremembé, Funai, Polícia Federal, Ibama e MP. Na pauta, de acordo com Adriana Carneiro, denúncias de crimes ambientais, violência contra os índios e a demarcação fundiária da tribo.

“Vamos debater esses temas como outros e esperamos da Justiça tome uma providência para evitar casos que ocorreram na última sexta-feira”, disse.

Uma empresa espanhola também reinvindica parte da área para construir um empreendimento turístico no local. Uma liminar do Ministério Público Federal mantém as obras paralisadas.

O caso
Os índios da tribo Tremembé visitaram na tarde de sexta-feira as instalações da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município de Itapipoca. Segundo Adriana Carneiro, a visita foi para negociar o aumento na fiscalização e buscarem uma solução na demarcação fundiária da tribo.

A Funai informou que quatro servidores, três da Coordenação Regional com sede em Fortaleza e um da Coordenação Técnica Local de Itarema, ficaram retidos na sede com o grupo indígena. Ninguém ficou ferido.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee