Pages

sábado, 6 de dezembro de 2014

BRASIL;EBOLA ''NÃO PODEMOS FICAR TRANQUILOS''AFIRMA MINISTRO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, dezembro 06, 2014   Sem Comentários


Arthur Chioro frisou que doença pode demorar a ser contida na África. Países do Brics devem criar plano de controle.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse ontem que, apesar de não ter nenhum caso registrado no país, ainda "não podemos ficar tranquilos" em relação ao ebola. Segundo Chioro, a epidemia nos países da África Ocidental ainda deve demorar para ser controlada. 

"Na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné ela continua trazendo óbitos e não se tem uma perspectiva de redução em curtíssimo prazo. O trabalho de controle depende desse apoio internacional", disse.

A afirmação ocorreu após os ministros de Saúde dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) anunciarem um acordo para desenvolver um plano de controle do ebola. Na última quarta-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou a doação de R$ 25 milhões para o combate da epidemia e apoio aos países afetados.

Os ministros também firmaram um acordo para ampliar o acesso a medicamentos para tratamento de tuberculose nos países. Também divulgaram a criação de grupos de trabalho para discutir estratégias de prevenção e tratamento da desnutrição, obesidade e controle do vírus HIV.

Simulação

Nesta semana, o Estado do Acre realizou um novo simulado para treinar as equipes de saúde a um eventual caso suspeito de Ebola no Brasil. O município é rota migratória para a entrada de estrangeiros por via terrestre no país. O exercício foi realizado no Hospital Estadual Raimundo Chaar, em parceria do Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Cerca 100 pessoas participaram da simulação.

A ação teve como objetivo colocar em prática os planos de preparação e protocolos elaborados para essa situação, servindo como treinamento das instituições envolvidas, em condições que simulam um caso real. O exercício contemplou os passos que devem ser adotados, desde a chegada do paciente na unidade de saúde, o procedimento de identificação de caso suspeito, isolamento e manejo inicial do paciente no pronto atendimento e uma simulação de transporte do paciente ao hospital de referência, em Rio Branco (AC). Esse é o terceiro simulado realizado no país.

Aeroporto


Outros dois aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, quando foi treinado o protocolo de atendimento de caso suspeito em aeroporto internacional. O Acre tem como limites os estados do Amazonas a norte, Rondônia a leste, a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e oeste. Nos últimos anos, o estado tornou-se rota migratória importante para a entrada de estrangeiros.
DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee