Pages

terça-feira, 4 de novembro de 2014

SEMPRE COM OS IDEAIS DE LIBERDADE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 04, 2014   Sem Comentários

A Constituição do Brasil define no Inciso IV do Artigo 5º que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”. O inciso XVI do mesmo artigo afirma que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público”. 

A Constituição diz também que “as Forças Armadas, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República”.

A liberdade de pensamento e o direito à reunião foram usados por um punhado que sugeriu em cartazes a “intervenção militar” durante uma manifestação convocada por redes sociais para pedir o “impeachment” da presidente reeleita, Dilma Rousseff (PT). São duas pautas descabidas, porém a democracia garante o direito aos cidadãos até de reivindicar sandices.

Felizmente, não há partidos ou entidades assinando essa pauta esdrúxula ou assumindo a responsabilidade pela manifestação. 

O melhor que os partidos e os políticos derrotados na última eleição podem fazer é vir a público deixar claro o absoluto compromisso com a democracia e a total desvinculação com os grupos ou pessoas que sustentam as citadas bandeiras.

O clima de acirramento que se instalou no país desde a campanha eleitoral abre o flanco para o surgimento de posições mais extremadas. A manifestação com depredação ocorrida na sede da editora Abril, em São Paulo, foi um nefasto, e até mais radical, exemplo no âmbito do outro polo da disputa política. Tanto um caso como o outro precisam ser devidamente rechaçados por todos.

Nessas horas, é sempre bom recorrer a Ulisses Guimarães, o político que pode ser considerado o pai da democracia representativa brasileira: “a grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes”.

A democracia é um exercício contínuo. O pendor pelo autoritarismo, ainda tão marcante em nossa sociedade, é uma doença. Sua única vacina é elevar ao extremo o ideal das liberdades contido na Constituição do Brasil, entre elas a liberdade de opinião e de expressão, sempre de acordo com os limites expressos na própria Carta Magna.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee