Pages

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

49% DAS AMOSTRAS DE ÁGUA DOS CARROS-PIPA ESTÃO CONTAMINADAS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 10, 2014   Sem Comentários

Dizem, não deve chover tão cedo, né? E o silêncio que sucede a pergunta é como se a comerciante Maria Elita Rodrigues, 35, pedisse por um alento. 

Mas além da evaporação e da pouca recarga este ano - não só em Capistrano, onde ela mora, a 110,5km da Capital, mas em todo o Ceará -, a pouca água que restou está com a qualidade comprometida, segundo relatório da Secretaria da Saúde do Estado.

Em 49% das 756 amostras coletadas em carros-pipa nos anos de 2012 e 2013, a análise microbiológica alertou para não conformidade quanto ao parâmetro coliforme total, “o que é sinal de falhas no tratamento ou de não integridade no sistema de distribuição, incluindo o reservatório”, segundo o documento, ao qual O POVO teve acesso. Foi avaliada a qualidade da água de 27 municípios, entre eles Capistrano.

A ocorrência da bactéria Escherichia coli foi comprovada em 155 amostras (20%). O relatório destaca que o valor não é tolerado com relação à potabilidade, indicando que “o patógeno é indicador de contaminação fecal”. A análise também contemplou o indicador turbidez total. Das 715 amostras analisadas, 84 (12%) resultaram acima do valor máximo permitido.

Já quanto ao indicador residual de cloro livre, das 223 amostras, 44 (20%) resultaram insatisfatórias. Todos os resultados, segundo o documento, representam “alto risco de exposição humana a micro-organismos patogênicos”, principalmente crianças, idosos e imunodeprimidos.

“Não tem uma chuva boa desde 2012. A água tá ficando grossa. Antes não era tanto, mas já começou a ficar ruim”, conta Roberto Menezes, 47, um dos 13 pipeiros de Capistrano. A água ele vai buscar no açude Curupaiti, que fica na vizinha Itapiúna. Mas garante que ninguém reclama, “porque é a única que existe”. Antes de abastecer as cisternas, as pastilhas de cloro são utilizadas. E é o único artifício, porque não há estação de tratamento.

O município concentrou a maior quantidade de amostras analisadas - foram 149, sendo que 97% apresentaram coliformes, e 69%, Escherichia coli. Apesar dos resultados, não houve na cidade surtos de doenças provocadas pela má qualidade da água. “Coisa de Deus, né? Só pode”.

O POVO entrou em contato com a Sesa, solicitando contato com especialistas para comentar os resultados do relatório. Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa não havia dado retorno. O pedido teve início na terça-feira.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee