Pages

sábado, 15 de novembro de 2014

40 UNIVERSITÁRIOS SÃO INVESTIGADOS POR FRAUDE NO ENEM

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 15, 2014   Sem Comentários

Cerca de 40 pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano passado, foram beneficiadas por esquema de fraude e obtiveram o gabarito da prova.
Foi o que revelaram as investigações da Polícia Federal no Ceará, que prendeu quatro membros da quadrilha responsável por comandar os crimes, na manhã de ontem. 

Dois deles foram presos em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, a 493 quilômetros de Fortaleza. Os outros dois foram capturados na Paraíba. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos dois estados e no Piauí, durante a chamada “Operação Apollo”.

Segundo o superintendente da PF no Ceará, delegado Renato Casarini Muzzy, tanto em 2013 quanto este ano, os suspeitos teriam pagado até R$ 30 mil para conseguir ingressar nos cursos, principalmente em Medicina, um dos mais concorridos. 

Todos receberam o gabarito durante a aplicação da prova por meios ainda não divulgados pela Polícia. No exame do fim de semana passado, “dezenas de pessoas” teriam sido beneficiadas pela fraude. Todos estão sendo identificados pela PF.

“Essa era uma organização criminosa dedicada a fraudes no Enem, concursos públicos e ingresso em universidades públicas pelo sistema de cotas. Eles tinham o centro de atuação na Região do Cariri e foram descobertos em 2013. Essa investigação, que já dura 13 meses, também permitiu que fossem feitas as prisões no sábado passado. A medida que foram identificados, todos os candidatos e universitários serão expulsos dos cursos e responderão, administrativa e criminalmente, pelas fraudes”, disse.

De acordo com Casarini, dentre as pessoas presas, três são cearenses e um é paraibano. Todos responderão por formação de organização criminosa e fraude a exames de interesse público. Foram cumpridos sete mandados de busca em Juazeiro, quatro na Paraíba e um no Piauí. 

Os acusados presos em Juazeiro seriam os responsáveis por cooptar candidatos para pagar o esquema e também por responder as provas de maneira correta. A suspeita é que toda a quadrilha seja formada por pelo menos nove pessoas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee