Pages

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

TRINTA E NOVE MINISTÉRIOS NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA ACALMAR ALIADOS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, outubro 30, 2014   Sem Comentários

Com o xadrez da reforma ministerial que será feita pela presidente Dilma Rousseff ainda não montado, pelo menos uma coisa é praticamente certa: dificilmente ela conseguirá satisfazer o PT e os partidos aliados, mesmo contando com 39 ministérios. 

Há mais demandas do que cargos disponíveis. A petista sofre ainda pressão do empresariado e do mercado financeiro, que jogaram contra sua reeleição, e gostariam de ter nomes nos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento que significassem mudanças das políticas econômica e industrial.

O PT, incluindo as bancadas da Câmara e do Senado, quer ser ouvido na composição da nova equipe. Petistas que acompanharam de perto a presidente durante a campanha dizem que, apesar de durona, ela “tremeu nas bases” diante do risco de derrota e agora o PT, que acha que tem crédito na vitória, vai reivindicar seus interesses no governo. 

Além do cabo de guerra entre os nove partidos que compõem a coalizão e das disputas internas nas siglas, há ainda as rixas locais. Depois de ser derrotado pelo PT para o governo do Ceará, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, por exemplo, não está nada feliz com a perspectiva de ver seu adversário local, o governador Cid Gomes (PROS) se tornar ministro da Educação.

— Vai ser a queda e o coice — diz um peemedebista sobre a situação de Eunício.

DESAFIO DE EVITAR 'MINISTÉRIO DE DERROTADOS'

Miguel Rossetto pode assumir a secretaria geral de Presidência - Arquivo / Reprodução
Também a rondar Dilma está uma fila de políticos que perderam as eleições, ávidos para serem incorporados ao governo, mas a presidente não deve montar um ministério de derrotados, na avaliação dos próprios aliados. 

O PT deve fazer reuniões na próxima semana para discutir os nomes que apresentará à presidente, contemplando as diferentes tendências do partido. 

A Democracia Socialista (DS), por exemplo, ocupa o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) desde 2003, mas agora seu representante no governo, Miguel Rossetto, uns dos mais próximos de Dilma, está cotado para ser deslocado para a Secretaria Geral da Presidência, que faz a articulação com os movimentos sociais.

Os integrantes da DS vão discutir se aceitam trocar o Desenvolvimento Agrário por um ministério menor, sem Orçamento para executar, ou se vão considerar a eventual ida de Rossetto para a Secretaria Geral como da cota pessoal de Dilma. 

A equação no PMDB também passa pelo equilíbrio interno, no caso, o atendimento das bancadas da Câmara e do Senado, com seus respectivos caciques, além dos interesses do próprio vice-presidente Michel Temer. 

Esse último tem em sua cota o ministro Moreira Franco (Aviação Civil) e gostaria de emplacar também o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS).
  1. O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, aparece como um dos nomes com mais chances para ser indicado para o Ministério da Micro e Pequena Empresa - Geraldo Magela / Geraldo Magela/Agência Senado
Com exceção deste ano, Padilha sempre apoiou o PSDB nas eleições presidenciais, inclusive José Serra contra Dilma em 2010. Mas neste ano ele integrou a coordenação da campanha à reeleição e teria se redimido, na opinião de peemedebistas. Objeto de desejo de pelo menos três legendas, PMDB, PSD e PP, é o Ministério das Cidades. Ele é atraente por ter um bom orçamento e reunir os principais programas do governo voltado aos municípios, como saneamento, habitação e mobilidade urbana.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee