Pages

terça-feira, 21 de outubro de 2014

TREMORES DE TERRA ATINGEM COSTAS CEARENSE E PERNAMBUCANA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 21, 2014   Sem Comentários

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou, no último domingo, 19, três terremotos a 1.270 quilômetros da costa cearense, e um outro tremor ontem próximo à costa pernambucana. O epicentro da atividade foi localizado a aproximadamente 775 km do nordeste da ilha de Ascensão.


Os tremores foram registrados na cordilheira meso-oceânica. A maior parte deles foi sentida ao norte da costa do Ceará. Os picos de magnitudes dos eventos foram registrados às 19h51min e 20h06min, quando marcaram 4.9 na escala Richter. Em entrevista ao Estadão, o pesquisador da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, justificou a atividade sísmica. 

“Não há motivos para pânico, mas é sempre bom a gente saber, pois é uma atividade sísmica ativa, que existe no Oceano Atlântico e pode ser sentida com mais intensidade na nossa costa, como aconteceu em 1972, quando foi registrado um terremoto de sete graus de magnitude”, explicou.

O professor disse ainda ao Estadão que a terra no Nordeste está tremendo diariamente em escalas de dois graus. “São eventos na área de Sobral, no Ceará; e Pedra Preta, no Rio Grande do Norte, que têm áreas sísmicas ativas. Não dá para prever se podem acontecer grandes tremores como estão acontecendo na Cordilheira Meso Oceânica”.
(Wagner Mendes, Portal O POVO Online)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee