Pages

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PESQUISAS IBOPE E DATAFOLHA PARA O GOVERNO DO ESTADO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 13, 2014   Sem Comentários

Os Institutos Ibope e Datafolha já registraram junto ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor, a realização de novas pesquisas. 

As sondagens dizem respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam o segundo turno das eleições para o governo do Ceará e para a Presidência da República nas eleições de 2014.

Os resultados podem ser divulgados nos dias: 15 de outubro, quarta-feira (Datafolha) e 16 de outubro, quinta-feira (Ibope).

Ibope

O Ibope foi contratado pela TV Verdes Mares. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral, com o número 00033/2014, no último dia 11 de outubro e tem autorização para ter o resultado divulgado a partir do dia 16 de outubro.

Os pesquisadores vão ouvir 1.204 eleitores entre os dias 11 e 16 de outubro. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Intenção de voto

O questionário tem 15 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam o governo do Estado e a Presidência da República.

Metodologia de pesquisa

Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Datafolha

Já o Datafolha foi encomenda pelo jornal O Povo no dia 10 de outubro. Os pesquisadores estarão em campo no dia 15 de outubro para ouvir 1.296 eleitores. A pesquisa tem sua divulgação autorizada a partir do mesmo dia, 15 de outubro, quarta-feira.

O levantamento foi registrado junto à Justiça Eleitoral com número 00032/2014. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Perguntas e avaliação

O questionário tem 32 perguntas e começa indagando aos eleitores sobre as eleições que serão realizadas no dia 26 de outubro. A pesquisa Datafolha também pede a opinião dos eleitores sobre a atuação do governador Cid Gomes (Pros) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Apoio

O Datafolha ainda questiona os eleitores se o apoio dos candidatos ao governo do Ceará a um candidato a presidente no segundo turno da eleição deste ano, poderia levar o entrevistado a:“escolher esse candidato”, “faria você não votar nesse candidato” ou “seria indiferente?”


Metodologia de pesquisa

Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário estruturado e abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional. O conjunto do eleitorado do Estado do Ceará com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee