Pages

sábado, 4 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014; QUEM SÃO OS ELEITORES INDECISOS QUE PODERÃO DECIDIR AS ELEIÇÕES

Por ipuemfoco   Postado  sábado, outubro 04, 2014   Sem Comentários

Eles farão diferença. No entanto, não estão convictos de quais escolhas farão, mesmo com o momento de digitar os números na urna eletrônica tão próximo. A porcentagem de indecisos no Ceará, segundo as pesquisas, pode ser um ponto de destaque nos resultados do pleito deste ano.
                               
Na última pesquisa O POVO/Datafolha, divulgada quarta-feira, 1, 14% dos eleitores indicaram não saber para quem iriam os votos para governador na consulta estimulada, em que a lista de candidatos é mostrada. Já na pesquisa espontânea, em que o eleitor declara voto sem ver a lista, 37% dos eleitores afirmavam não saber.

A porcentagem de indecisos na primeira pesquisa estimulada, de 11 a 13 de agosto, era de 13%, número que passou para 15%, 13% e 14% nas semanas seguintes. Já na pesquisa espontânea, o número de eleitores que indicavam não saber em quem votaria passou de 61% para 48%, 44% até chegar ao resultado da última pesquisa, 37%.

O peso da indecisão

O POVO foi em busca de eleitores que se dizem indecisos quanto aos candidatos que escolherão amanhã. Desesperança com a forma de fazer política, menos interesse em acompanhar campanhas e propostas e “safra” de candidatos com menor qualidade são alguns dos pontos indicados por eleitores cearenses. 

As estratégias para escolher até o momento do encontro com a urna? Conversar com amigos que já tenham voto convicto e pesquisar um pouco mais. Também há indecisão sobre como sair do grupo dos indecisos. Enquanto alguns indicam não ter nem ideia dos votos, a maioria está entre um pequeno grupo de candidatos para escolher, mas não sabe como.

Muitos eleitores ouvidos pelo O POVO apontaram mais dúvidas sobre os votos para deputado estadual e federal, em que os candidatos são numerosos. Na despedida de cada conversa, o desejo expresso é de melhorias para o Estado e o País, mesmo que a política seja considerada ponto de desesperança.

A opinião dos indecisos

1. EM FAMÍLIA

Na casa de Paulo André Franco da Silva, 47, em Maranguape, o único totalmente decidido sobre os votos de amanhã é ele. A esposa Andreia e os dois filhos, Alice, 19 e Alex, 21 ainda estão indecisos sobre alguns candidatos. Em casa, há conversa sobre política, o voto e candidatos.

Vendo a indecisão de muitos este ano, Paulo opina que os candidatos não estão agradando, por isso, as pessoas não escolhem com muita convicção.

3. DESESPERANÇA

“Daqui pra domingo eu decido”, garante a empregada doméstica Regina Lúcia Silva de Lima, relacionando a indecisão coletiva com a desesperança com a política e a falta de boas opções nos candidatos. Ela comenta que já pendeu mais para um candidato do que outro, mas ao ficar sabendo de escândalos envolvendo cada um, mudou novamente. Assim, ela tenta espantar as dúvidas para as melhores escolhas amanhã.

2. FALTA IDEOLOGIA

O advogado Rubens Pereira só tem candidato para presidente. “Até amanhã eu vejo se vale a pena escolher algum ou se anulo meu voto”, explicou. “Não temos ideologias políticas defendidas por nossos homens públicos, então a gente não tem estímulo”, explica, afirmando que a falta de vontade em participar vem se consolidando nos últimos anos. Rubens até tem amigos candidatos, mas ainda não sabe se eles ganharão o seu voto indeciso. 

4. OPINIÃO DIVIDIDA

A costureira Aurineide Mendes,59, está cercada por indecisos. Ela relembra que, em outras eleições, levava-se muito em conta os candidatos apoiados por gestores benquistos, o que não estão acontecendo esse ano. “Não voto em branco não, eu vou escolher algum, mas ainda não sei qual”, assegura.Para ela, amigos que já tenham votos e se disponham a falar sobre os projetos de seus candidatos podem fazer a diferença.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee