Pages

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CAMINHADA ROSA; CENTENAS DE MULHERES NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 20, 2014   Sem Comentários

Vários pontinhos cor de rosa podiam ser vistos no calçadão da avenida Beira-Mar na manhã de ontem. Era a sexta edição da Caminhada Rosa contra o câncer de mama, que levou informação, alegria e saúde a centenas de homens e mulheres. 

Estimular as ações de prevenção, o diagnóstico precoce e o cumprimento de leis que alertam para o direito de pacientes foram os objetivos da caminhada, que teve fim com prestação de serviços de saúde na Praça dos Estressados. As vitoriosas -como são chamadas as mulheres que venceram a doença- tentaram ainda formar um laço rosa humano, símbolo do combate ao câncer de mama.

Para Cecília Oliveira, que integra a Rede Mama (organizadora do evento), é importante trazer atrações diferentes a cada edição. Ontem, a bateria feminina do Baqueta Clube de Ritmistas era responsável pela música ao longo da caminhada.

Cecília destacou ainda que as mulheres precisam saber das leis que garantem acesso à mamografia a partir dos 40 anos e, em casos de confirmação do câncer, início do tratamento em até 60 dias.

Troca de informações

Saber o que fazer, onde procurar ajuda e, principalmente, com quem contar. O câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, desperta interesse também em homens, que podem ser suscetíveis à doença. “Precisamos apoiar, porque mesmo que não seja com a gente, todo homem tem uma mulher em sua vida. E muitos precisam se informar para saber como agir”, disse o estudante Israel de Castro, 21.

Locais de trabalho também são importantes na hora de compartilhar informações. A bancária Carmem Araújo, 59, que acompanhava um grupo de trabalhadoras, destacou que o alerta precisa acontecer.

“Quando um caso acontece, é ruim para a empresa e pior para quem passa. Por isso achamos que um momento como esse chama atenção para como se prevenir”, avaliou. A caminhada contou com a participação de mulheres de municípios como Pacajus e Horizonte.

Durante o percurso, alguns transeuntes e ciclistas reclamaram. A ciclofaixa de lazer, na Beira Mar, precisou ser readequada a cada quarteirão por onde a caminhada passava.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee