Pages

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O AFUNILAMENTO DA CAMPANHA PROMETE SURPRESAS?

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, setembro 25, 2014   Sem Comentários

Há um dia de diferença entre o fim da aplicação da pesquisa Datafolha,
que O POVO divulgou domingo, e o início do Ibope, divulgado ontem pela TV Verdes Mares. 

Como já ocorrera na rodada de pesquisas anterior, no início do mês, o Ibope mostra os dois líderes ligeiramente acima do patamar em que os coloca o Datafolha. A diferença de Eunício Oliveira (PMDB) para Camilo Santana (PT) é um pouco menor: 

sete pontos na primeira, cinco na segunda. Evidentemente, a maior proximidade é boa para Camilo, apesar de a diferença estar dentro da margem de erro.

Com pesquisas diferentes, usando metodologias diferentes, não é recomendável tratar uma como evolução da outra. De todo modo, no fundamental, o comportamento que o Ibope aponta é similar ao identificado no Datafolha. 

Camilo sobe, embora sem a ênfase inicial. Eunício resiste e até avança. Considerada a margem de erro de três pontos percentuais, o Datafolha já projetava que o peemedebista poderia estar com o percentual obtido, de 43%. 

Porém, os 38% obtidos por Camilo são índice que o petista não poderia alcançar na pesquisa que O POVO divulgou domingo, mesmo com a variação máxima da margem de erro.

A grande novidade na pesquisa de ontem: com três pontos de margem de erro para mais ou para menos, pela primeira vez há empate técnico. Eunício pode ter entre 43% e 46%. Camilo, de 35% a 41%. 

Há uma zona de intercessão, portanto. Por outro lado, como os percentuais de Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (Psol) são bem acanhados, mesmo com esse empate técnico, o peemedebista poderia vencer no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Tem 43%, contra 42% da soma dos demais.

Pela tendência do que apontam as pesquisas, se as coisas seguirem no atual rumo pela próxima semana e meia, a eleição pode caminhar para um segundo turno que parecia bastante improvável a princípio, devido à falta de mais candidaturas competitivas. Isso em função do impressionante equilíbrio, aliado a uma candidatura que cresce, enquanto outra fica estável.

Porém, nada garante que as coisas continuarão no rumo em que estão. Os dois lados guardam armas poderosas para os últimos dias. As ofensivas serão agressivas. A definição será nas ruas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee