Pages

quarta-feira, 16 de julho de 2014

INDECISOS SÃO 14 MILHÕES E PODEM VIRAR ELEIÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, julho 16, 2014   Sem Comentários


O processo eleitoral de 2014 começou com uma peculiaridade: o enorme número de indecisos, principalmente nas regiões sul e sudeste.

Pelos cálculos do cientista político Luciano Dias, da CAC Consultoria, ao todo, os eleitores que não sabem em quem votar chegam hoje a 14 milhões de pessoas – número próximo à vantagem de votos de Dilma sobre Serra nas últimas eleições.


No Sul, o número de indecisos chega a 31% - mais que o dobro do que seria esperado para a região, mesmo que a campanha esteja formalmente apenas em sua primeira semana. “Uma explicão possível seria o fato de dois dos candidatos à presidência serem bastante desconhecidos nesta parte do país – mas isso é apenas uma especulação” – avalia Luciano Dias, referindo-se a Eduardo Campos e Aécio Neves.

O interesse pela Copa do Mundo também pode explicar parte do desinteresse dos eleitores pelos candidatos. A expectativa é que o processo eleitoral comece a chamar a atenção da população a partir da semana que vem.

“Se um dos candidatos de oposição conseguisse, por hipótese, arrebatar os votos dos indecisos, a eleição estaria decidida” – raciocina Dias.

O horário eleitoral gratuito é particularmente importante para candidatos com baixo ou nenhum recall – isto é, poucos conhecidos, como é o caso, em certa medida, de Aécio Neves e, principalmente, de Eduardo Campos. Ambos, no entanto, disporão de pouco tempo de exposição no rádio e na tv.

O tucano contará com 4 minutos e 31 segundos da propaganda eleitoral gratuita – cerca de um terço do tempo da adversária Dilma Rousseff, que disporá de 11 minutos e 48 segundos. Já Eduardo Campos terá apenas 1 minuto e 49 segundos. O horário eleitoral gratuito começa em 19 de agosto.

Segundo Dias, é exagerada a importância que se atribui ao papel da televisão no processo eleitoral. “A consulta aos números das últimas eleições não deixa dúvidas: o candidato que já é conhecido tem pouco a ganhar com a propaganda eleitoral gratuita. 

Além do que, está provado que a média dos eleitores assiste a no máximo 2 programas. E a maior parte dos indecisos escolhe seus candidatos cerca de três dias antes de ir às urnas. É aquele eleitor que não votaria se não fosse obrigado” – afirma.Christina Lemos

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee