Pages

domingo, 8 de junho de 2014

PESQUISA IBOPE; EUNÍCIO OLIVEIRA X DOMINGOS FILHO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, junho 08, 2014   Sem Comentários

Nesta segunda pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, sobre a sucessão estadual,
acrescenta informações sobre a importância dos apoios aos pretensos candidatos ao Governo do Estado, nas eleições de 5 de outubro deste ano. 

São citados como candidatos em todas os cenários apresentados aos entrevistados Ailton Lopes (PSOL), Eunício Oliveira (PMDB), Nicole Barbosa (PSB) e Roberto Pessoa (PR). 

Como são cinco os nomes apontados como pré-candidatos do PROS, em cada uma das opções de candidatos mostradas aos eleitores é apresentado um nome governista: Domingos Filho, Izolda Cela, Leônidas Cristino, Mauro Filho e Zezinho Albuquerque.

Os quadros ao lado mostram os percentuais atribuídos a cada um dos nomes apontados como prováveis candidatos ao Governo do Estado, com os seus devidos apoiadores e sem eles. 

Os demais dados da pesquisa relacionados à disputa pela vaga de senador da República e a posição dos cearenses quanto à disputas presidencial, serão publicados na edição de amanhã.

A pesquisa foi realizada entre os dias primeiro e 4 de junho, com um total de 1008 eleitores, com o objetivo de "levantar a intenção de voto do eleitorado acerca das eleições que ocorrerão em 2014 e monitorar a administração estadual e federal" no Ceará. 

Foram ouvidos eleitores maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e as diversas faixas de idade e escolaridade, seguindo o modelo de amostragem em que seleciona os municípios e conglomerados.

Estimulada

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade e realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público. 

Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, diz o relatório.

Para atender ao que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada, no prazo determinado, no Tribunal Regional Eleitoral, quanto à parte referente às eleições estaduais, sob o número CE-00008/2014 e no TSE, pelo fato de os eleitores cearenses terem sido perguntados sobre a sucessão presidencial, sob o número BR-00148/2014.

Foram apresentados como apoiadores dos nomes de cuja relação sairá o candidato do PROS, o governador Cid Gomes; como apoiador de Eunício, o vice-presidente da República Michel Temer; de Nicole Barbosa, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos; de Ailton Lopes, a ex-senadora Heloísa Helena, e de Roberto Pessoa, o ex-governador Lúcio Alcântara.

Um total de 25% do eleitorado cearense ainda não tem qualquer interesse nas eleições deste ano. Na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado não apresenta nomes de candidatos e pergunta em quem o eleitor votaria se as eleições fossem hoje, Ailton Lopes é apontado por 1%, Domingos Filho por 1%, Eunício Oliveira citado por 11%, Roberto Pessoa por 2% e Zezinho Albuquerque por 1%. Outros 7%, branco/nulo 14% e não sabe/não respondeu 63%.

Na parte estimulada, em todos os cenários estão os nomes de Ailton Lopes, Eunício Oliveira, Nicole Barbosa e Roberto Pessoa, juntamente com um dos nomes relacionados pelo PROS, Domingos Filho em um, Izolda Cela em outro, Leônidas Cristino num terceiro, Mauro Filho num quarto cenário e Zezinho Albuquerque no seguinte. Eunício Oliveira se destaca em todos os cenários apresentados.

Rejeição

A pergunta sobre rejeição apresentou o seguinte resultado: Ailton Lopes aparece com 12%, Domingos Filho com 13%, Eunício Oliveira com 11%, Izolda Cela com 15%, Leônidas Cristino com 12%, Mauro Filho com 17%, Nicole Barbosa com 13%, Roberto Pessoa com 14%, Zezinho Albuquerque com 18%. Poderia votar em todos 14%.

politica1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee