Pages

terça-feira, 10 de junho de 2014

PESQUISA ACIRRA ÂNIMO ENTRE PRÉ-CANDIDATOS NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, junho 10, 2014   Sem Comentários

Pré-candidatos ao Governo do Estado tiveram reações diferentes à pesquisa Ibope publicada pelo Diário do Nordeste no último domingo. 

Enquanto o senador Eunício Oliveira (PMDB) comemorou o crescimento das intenções de voto espontâneo - quando o eleitor não tem acesso à lista dos nomes -, o vice-governador Domingos Filho reforça que é o pré-candidato do PROS mais bem aceito pelo público.

De acordo com o Ibope, Eunício Oliveira continua liderando o cenário estadual. Na melhor performance, chega a 39% da preferência. Na pesquisa espontânea, o peemedebista atinge 11%. Quando a pesquisa inclui o apoio de lideranças aos candidatos, ele diminui a distância no ranking com os outros postulantes.

"Eu fui o que mais cresceu em relação aos indecisos. E me botaram com apoio de alguém que eu acho que nunca visitou o Ceará, que é o vice-presidente (da República) Michel Temer", justifica. Questionado sobre quem seria o político capaz de lhe transferir votos, ele se esquiva de responder. "Não vou criticar nada (da pesquisa), só estou de observador", pondera.

Eunício ainda minimiza o crescimento do vice-governador Domingos Filho, que alcança 22% das intenções de voto quando o seu nome é vinculado ao do governador Cid Gomes. "Esses votos que aparecem são por influência e não votos deles. Apoios são muito importantes, mas quem define é o eleitor", diz.

Já o vice-governador Domingos Filho ressalta a seu favor o crescimento no ranking quando recebe o apoio de Cid. "Houve um avanço bem expressivo da primeira pesquisa para a segunda, tanto no dado sem apoio e, sobretudo, com apoio do governador, o que demonstra força e aprovação do seu Governo", alega. "Já passo a figurar em segundo lugar, saindo de 5% para 22% e ainda entre as menores rejeições aos candidatos. Isso é animador", completa.

Critérios

Dentre os pré-candidatos do PROS, Domingos Filho é o que melhor pontua na pesquisa. Sem o apoio do governador, ele é citado por 8% dos entrevistados. 

Quando sua candidatura é vinculada a Cid Gomes, consegue 22% de preferência. Izolda Cela atinge 13% dos votos, Zezinho Albuquerque 14% e Leônidas Cristino e Mauro Filho alcançam 15%.

Perguntado se o resultado da pesquisa aumenta as chances de o seu nome ser escolhido para representar o PROS nas eleições, Domingos Filho responde: "um dos critérios fortes é o apoio popular e vontade das pessoas. É um dos requisitos que podem influenciar no processo".

O deputado Zezinho Albuquerque (PROS) não quis fazer considerações sobre o levantamento. "É uma pesquisa como outra qualquer. Não está se tratando disso ainda não". Sobre o seu desempenho, ele comenta: "É um enfoque do momento. O que tenho recebido é apoio de vários deputados estaduais e federais e do povo cearense".

Escolhida por 4% do eleitorado e apoiada por Eduardo Campos (PSB), Nicolle Barbosa minimiza os efeitos da pesquisa e diz que só após o início das propagandas de rádio e TV, o cenário ficará mais claro. "A pesquisa reflete o recall de quem já está na mídia. O mais visto é mais lembrado. Não podemos dar muito importância agora", opina.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee