Pages

quinta-feira, 5 de junho de 2014

CEARÁ REGISTRA 200 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRABALHANDO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, junho 05, 2014   Sem Comentários

No Ceará, 65 municípios estão relacionados entre os que apresentaram alta incidência de trabalho infantil
No próximo dia 12 de junho, será celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No Ceará, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ainda existem cerca de 200 mil crianças e adolescentes trabalhando.

No Estado, 65 municípios estão relacionados entre os que apresentaram alta incidência de trabalho infantil, conforme Censo de 2010. Para isso, levou-se em consideração que nestas cidades existem mais de 400 crianças e adolescentes trabalhando e o aumento de mais de 200 novos casos de trabalho infantil entre os Censos de 2000 e de 2010.

Para conscientizar a população sobre essa grave violação de direitos, o Ministério Público do Trabalho e outras entidades parceiras estão realizando, até o dia 11 de junho, a campanha “Todos Juntos contra o Trabalho Infantil”. O órgão mobilizou os todos os municípios cearenses para realização da Campanha.

Números do trabalho infantil

Em 2011, o Ceará possuía 206 mil crianças e adolescentes trabalhando irregularmente. No ano seguinte eram 173 mil. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2012. 

“Apesar dos avanços os números continuam muito altos. Estamos no caminho certo, no entanto temos que apressar o passo”, comentou o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antonio de Oliveira Lima.

Em 2008, um decreto assinado pela presidência da República permitiu que o combate ao trabalho infantil no país se tornasse mais abrangente, ampliando as possibilidades de punição contra indivíduos e empresas que o utilizam e, principalmente, protegendo muito mais crianças e adolescentes que todos os dias são submetidos a atividades degradantes no campo e na cidade.

O Brasil assumiu um compromisso de erradicar todas essas piores formas até o ano de 2016. Uma das piores formas é o trabalho infantil doméstico. Segundo levantamento realizado pelo MPT no Ceará, com base nos dados da PNAD 2012, a Região Metropolitana de Fortaleza era a que possuía o maior índice de crianças entre 10 e 14 anos trabalhando em 2011 entre as nove regiões pesquisadas. 

Eram mais de 10 mil crianças submetidas ao trabalho infantil. A pesquisa do IBGE levou em consideração as regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.CNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee