Pages

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ROBERTO PESSOA AFIRMA SER UM REAL OPOSICIONISTA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, maio 19, 2014   Sem Comentários

               Roberto Pessoa diz que será candidato ao Governo mesmo sem a candidatura de Tasso ao Senado FOTO: Natinho Rodrigues

Roberto Pessoa (PR) reafirma ser candidato a governador do Estado. Ele não mais condiciona sua postulação à participação do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) na
chapa majoritária, disputando a vaga de senador, mas tem certeza de tê-lo como um dos principais apoiadores.

Pessoa diz ter recebido sinalização de poder contar com Sérgio Novais, presidente estadual do PSB, como candidato a vice-governador, caracterizando uma aliança verdadeiramente de oposição ao Governo Cid Gomes (PROS). Os dois, de fato, são muito mais que adversários políticos do governador. São, de fato, inimigos pessoais de Cid e Ciro Gomes.

O PR acertou fazer sua convenção para homologar candidaturas e alianças no dia 30 de junho, em Maracanaú, Município da Região Metropolitana de Fortaleza, governado por Pessoa, ao longo de oito anos, completados no fim de 2012. É o último dia para esse tipo de evento político, segundo o Calendário Eleitoral deste ano.

Ele acredita que até lá terá gerado fatos estimulantes a garantirem outros apoios partidários, embora reconheça a existência de algumas barreiras na montagem do palanque a partir da complexidade de deixar de lado o apoio à reeleição da presidente Dilma, e dividir o espaço entre os candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Ao lado do ex-governador Lúcio Alcântara, presidente estadual do PR, Pessoa aponta as razões da sua determinação e as estratégias montadas para viabilizar o seu projeto. Ele não esconde um certo desapontamento com o senador Eunício Oliveira (PMDB), sobretudo por questões de ordem pessoal, suficientes para, no momento, nos convencer da impossibilidade de o peemedebista vir a ser uma opção para o PR, se insucesso houver na empreitada do filiado a esta sigla.

Contestadores


Eunício e Roberto estão buscando apoio dos mesmos partidos que hoje participam do Governo estadual, dentre eles o DEM, PPS e PV. Pelos cálculos de Pessoa, 30% do eleitorado cearense já estão na oposição e nela continuarão. Ele espera conquistar 70% desses contestadores antes de começar a campanha propriamente dita, a partir do dia 5 de julho, sendo este o principal trunfo para garantir a adesão de outras siglas, ampliando o seu tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Para o ex-prefeito de Maracanaú, as eleições deste ano, mais que todas as outras, têm uma complexidade tal de difícil compreensão por qualquer analista ou cientista político, daí não se poder apontar favoritos, mesmo reconhecendo que esse ou aquele postulante a cargo majoritário reúna, antes ou no curso da campanha, mais elementos imprescindíveis ao sucesso nas urnas. A fundamentação dessa sua avaliação aponta para o evento Copa do Mundo, a partir de junho,

Pilastras

O candidato, claro, sempre pensa em chances de vitória. Esta, porém, não acontece como milagre. O cargo majoritário é conquistado por quem tem nome, estrutura partidária e dinheiro, os geradores de votos. São indissociáveis essas três pilastras. Divididas, as oposições cearenses não as reúnem, e consequentemente ficam mais debilitadas.

O momento, como aqui já observamos, por algumas razões, beneficia os adversários do Governo, mas o Poder, a oposição só conquistará se seus integrantes tiverem competência para produzirem um projeto alternativo de governança, além de desprendimento e humildade para unirem força em torno de um nome mais competitivo.

Lamentavelmente, isso não está existindo. E os governistas, apesar dos percalços, continuam com as melhores perspectivas de permanecer onde estão, afastando o sonho dos adversários por mais oito anos, o tempo de duração de dois mandatos consecutivos. Assim, não erra quem diz, pela oposição que conhecemos no Ceará, o Governo só tem possibilidade de perder, no futuro, se for para ele próprio.
Por Edison Silva/DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee