Pages

terça-feira, 27 de maio de 2014

PT TEM EXPECTATIVA DE AUMENTAR NÚMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS E DE SENADORES

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, maio 27, 2014   Sem Comentários

O PT fez uma reunião da Executiva Nacional nesta segunda-feira, 26, em Brasília, com direito a presença do presidente nacional da legenda, Rui Falcão.

A avaliação geral é de que a Presidenta Dilma Rousseff reagiu bem aos últimos acontecimentos, especialmente à declaração do campeão mundial de futebol e Presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Nazário, de que se “envergonhava” do Brasil nos preparativos para a Copa do Mundo 2014. Eles avaliaram, também, o possível tamanho do partido no Congresso Nacional em 2015.

“Estamos trabalhando com até 100 deputados federais e entre 17 e 20 senadores”, disse um membro da Executiva Nacional a Política Real, com a garantia do anonimato. Ninguém quer arriscar, publicamente, um prognóstico com receio da reação dos aliados, que constantemente dizem que o PT tem uma postura “hegemônica”.

Nordeste

No Nordeste, a tendência é a de que o PT reduza seu tamanho na Câmara, mas poderá avançar no Senado. No Maranhão, o PT já perdeu um membro, o deputado Domingos Dutra, histórico no partido, hoje no Solidariedade (SDD).

Não deverá eleger nenhum no Maranhão. No Piauí, o partido chegou a ter três deputados, a tendência é que eleja dois. No Ceará, o partido tem três deputados federais. Se a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins for candidata a tendência é que o partido fique do mesmo tamanho ou só eleja dois. Os deputados José Guimarães (PT-CE) e Arthur Bruno (PT-CE) não serão candidatos e juntos tiveram mais de 300 mil votos.

No Rio Grande do Norte, a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) é candidata ao Senado  o partido tem dificuldades de eleger um deputado federal. Na Paraíba, o partido tem o deputado Luiz Couto (PT-PB), que tem muitos problemas para se reeleger por causa de desavenças com a direção local do partido.

Em Pernambuco, o partido elegeu quatro deputados federais, em 2010, mas meio da legislatura perdeu o deputado Maurício Rands (PT-CE) que renunciou ao mandato e pediu desfiliação. O deputado João Paulo será candidato ao Senado. A tendência, hoje, é que o partido eleja dois.

Cenário para Senado


Em Alagoas, o PT tem um deputado. Existem muito riscos para a reeleição do deputado Paulão (PT-AL). No Sergipe, o partido tem dois deputados federais, sem Marcelo Dêda para puxar e com a decisão de Rogério Carvalho (PT-SE) em ser candidato ao Senado, o partido corre o risco de eleger só um parlamentar. Na Bahia, a legenda elegeu 10 deputados federais e a tendência é que o partido eleja entre 9 e 11 deputados federais.

No Senado, o PT tem um cenário melhor  pelo menos no Nordeste. Se o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) eleger-se governador do Estado do Ceará, o partido ganhará Valdemir Catanho ( PT-CE), primeiro suplente do senador peemedebista. Ainda existe a possibilidade da eleição de José Guimarães para o Senado, agora mais forte com a tendência do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) não concorrer ao Senado  ele é cotado para ser vice na chapa presidencial de Aécio Neves (PSDB).

O PT tem uma pesquisa que aponta a viabilidade da deputada Fátima Bezerra para o Senado. Hoje, ela estaria empatada com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Em Pernambuco, João Paulo estaria liderando a pesquisa para o Senado. Em Alagoas, Sergipe e Bahia ou o partido não terá candidato ou seu indicados para o cargo têm poucas chances, como é o caso de Rogério Carvalho, no Sergipe.por Genésio Araújo Jr/POLITICAREAL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee