Pages

quarta-feira, 14 de maio de 2014

PROIBIR DEBATE NA PRÉ-CAMPANHA É PÔR ''TORNIQUETE' 'NOS POLÍTICOS,DIZ TOFFOLI

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, maio 14, 2014   Sem Comentários

                     A presidente Dilma Rousseff conversa com Dias Toffoli, durante posse no TSE; ministro disse que defesa do PT como advogado é 'página virada' (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)
A presidente Dilma Rousseff conversa com Dias Toffoli, durante posse no TSE; ministro disse que defesa do PT como advogado é 'página virada'

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, afirmou nesta terça-feira (13) a jornalistas, após tomar posse no cargo, que proibir o debate na pré-campanha seria como "colocar torniquete" nos candidatos.

Toffoli foi questionado sobre a declaração do ministro Marco Aurélio Mello, que deixou a presidência do tribunal, mas antes disso afirmou que o TSE está "flexibilizando" a punição à propaganda eleitoral antecipada.

"O que eu penso sobre isso é que o país passou 20 anos na penumbra da época em que não havia eleições para a Presidência da República. Se retoma o debate democrático e não há como se colocar isso no cercadinho de três meses. [...] A oxigenação, o debate, são próprios e necessários de uma nação democrática. Daí eu não ter para mim que exista uma propaganda subliminar em determinadas atitudes. Isso não existe. Existe [propaganda] antecipada se houver pedido antecipado de voto. Se não você coloca um torniquete", destacou o ministro.

O ministro ressaltou que, para ele, só há campanha antecipada se "há explícito pedido de voto". "Os debates, as discussões, são próprios da democracia. O que não pode nesse período antecipado é pedir voto e fazer campanha explícita. Dizer 'eu sou candidato, vote em mim'."

O ministro Dias Toffoli disse novamente que sua atuação no PT, antes de assumir o Supremo, é "página virada". Ele havia dado a declaração em entrevista à rádio CNB na manhã desta terça. Antes de ser indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009, Toffoli atuava como advogado eleitoral e trabalhou para o PT.

"Desde que eu fui indicado para ministro do STF em 2009, lá se vão quase cinco anos, eu virei esta página. Eu hoje estou vinculado à Constituição e às leis do país. Eu tive a honra de receber a maior parte dos votos do DEM e do PSDB no plenário do Senado."

Financiamento de campanha

Dias Toffoli comentou ainda o julgamento no STF, ainda não concluído, sobre o financiamento de campanhas. Seis ministros votaram para o fim das doações empresariais e um contra, mas o ministro Gilmar Mendes pediu mais tempo para analisar o caso.

Para Toffoli, mesmo que o debate seja retomado nas próximas semanas, não há mais tempo hábil para aplicação de eventual decisão final nas eleições deste ano.

"Eu penso que nesta altura não [dá mais tempo]. Porque a partir de 10 de junho com as convenções será permitida a abertura de contas de campanha. Para este ano, a decisão não prevalecerá."
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee