Pages

terça-feira, 6 de maio de 2014

PRESIDÊNCIA E SENADO; TASSO E DILMA VENCEM FÁCIL NA PESQUISA IBOPE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, maio 06, 2014   Sem Comentários

A pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, além de indagar sobre a preferência do eleitorado cearense
sobre alguns dos nomes colocados como prováveis candidatos ao Governo do Estado, também fez indagações sobre pretensos postulantes à única vaga de senador da República a ser preenchida pelo Ceará, no pleito de outubro próximo, assim como em relação aos candidatos à Presidência da República.

Nos dois cenários apresentados aos eleitores, Tasso Jereissati (PSDB), na disputa para o Senado supera todos os demais nomes relacionados. Enquanto para presidente da República, a presidente Dilma Rousseff (PT) quem suplanta todos os demais nomes relacionados como prováveis candidato a presidente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril em um universo de 1008 eleitores (534 mulheres e 474 homens), maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e diversas faixas de idade e escolaridade. 

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade.

Para atender ao que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada, no prazo determinado, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quanto à parte referente às eleições estaduais, e no TSE, pelo fato de os eleitores cearenses terem sido perguntado sobre a sucessão presidencial, com os números CE-00005/2014 e 00100/2014, respectivamente no Ceará e em Brasília.

"Neste momento em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados possíveis cenários de intenção de voto, considerando os possíveis nomes ao Governo e ao Senado no Ceará, e para a Presidência da República", diz a parte inicial do relatório feito pelo Ibope para a apresentação do resultado da pesquisa.

Senador

Os eleitores entrevistados ao responderem a pergunta sobre "qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão em 2014", 14% disseram ter muito interesse, 28% têm interesse médio, 30% têm pouco interesse e 26% responderam não ter qualquer interesse nas eleições deste ano.

Na edição de ontem, foi publicada a parte da pesquisa referente à sucessão estadual, apontando o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB), como o favorito em todos os seis cenários montados pelo Ibope.

Já em relação à disputa pela vaga de senador (neste ano apenas um nome será eleito para o Senado) foram apresentados os nomes do ex-senador Tasso Jereissati, do senador Inácio Arruda (PCdoB), do deputado federal José Guimarães (PT), da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e o de Geovana Cartaxo, representando o PSB, embora ela faça parte da Rede Sustentabilidade, grupo ligada a Marina Silva, pré-candidata à vice-presidente na chapa do ex-governador Eduardo Campos.

Nos dois cenários da pesquisa para o Senado aparece um só nome do PT. Luizianne Lins ou José Guimarães. Tasso Jereissati lidera em ambos os momentos, todos com o percentual próximo de 50%. 

Na pesquisa espontânea, aquela que o entrevistador pergunta em quem o eleitor votaria para senador, se a votação fosse hoje, sem apresentar nomes, apenas Tasso Jereissati, Inácio Arruda e José Guimarães foram citados. Um total de 71% dos entrevistados disseram não saber ou não responderam.

Rejeição

No primeiro cenário (veja as tabelas ao lado) está Tasso Jereissati, Inácio Arruda, José Guimarães e Geovana Cartaxo. Neste quadro Tasso alcança 49% das intenções de voto, seguido de Inácio Arruda com 22%. Os demais não somaram 10%.
pesquisa

No momento seguinte, com Tasso, Inácio, Luizianne Lins e Geovana, Tasso chega a 48% contra 24% de Inácio. As duas mulheres somam apenas 7%.
cenario

A ex-prefeita Luizianne Lins, como numa possível disputa pelo Governo do Estado, também aqui na relação de candidatos ao Senado é o nome mais rejeitado, 29% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. Em segundo lugar, empatados com 20% de rejeição cada, ficam Inácio Arruda e José Guimarães.

No terceiro patamar estão Tasso Jereissati e Geovana Cartaxo com 17%. 

Um em cada dez eleitores (12%) declara que poderia votar em todos os possíveis candidatos e 17% não sabem ou não responderam a pergunta. O relatório do Ibope observa que o entrevistado poderia citar o nome de mais de um candidato.

Presidente

Em relação à sucessão presidencial, Dilma Rousseff (PT) tem a preferência de mais da metade do eleitorado cearense. Na pesquisa espontânea ela aparece com 24% e o segundo mais próximo é o ex-presidente Lula com 7% das intenções de voto.

No relatório sobre os dados relacionados à eleição presidencial, o Ibope diz que com a apresentação dos nomes dos possíveis presidenciáveis, em um dos cenários testados, Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar com 58% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves e Eduardo Campos ficam empatados com 7%, cada um. Outros candidatos, somados, são 8%. Declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto 12% do eleitorado e 7% não sabem ou não responderam.

A pesquisa seguiu um modelo de amostragem em 3 estágios. No primeiro os municípios são selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) sistemático, tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo são selecionados os conglomerados: setores censitários, com PPT sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residentes nos setores.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee