Pages

segunda-feira, 26 de maio de 2014

MUITA EXPECTATIVAS E POUCA SINTONIA ENTRE CID GOMES E ALIADOS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, maio 26, 2014   Sem Comentários

                             
As ações de duas secretarias de desempenhos distintos no Governo Cid Gomes (Pros) serão apresentadas e postas em debates para os 22 partidos aliados do governador nesta

semana. O segundo encontro do Pros com aliados políticos promete discutir Segurança e Educação no Estado.


No entanto, apesar da atmosfera de “diálogo para construir uma proposta de Governo”, há quem critique a ausência de comunicação durante a gestão e quem ressalte que essas reuniões tratam de propostas gerais, sem esconder a expectativa por decisões eleitorais.

Enquanto a Secretaria de Educação é a “menina dos olhos” do governador por causa de bons resultados que têm dado destaque nacional ao Ceará, a Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS) é alvo de críticas e apelos sociais diante de altos índices de violência.

 Além disso, o bom desempenho da Educação põe em destaque o nome da ex-secretária de Educação Izolda Cela, apontada com um dos nomes da preferência de Cid para a sucessão.

Segundo o chefe de gabinete do governador e presidente do Pros, Danilo Serpa, foi acertado, na reunião da última sexta-feira, que os aliados, por meio de colaboradores, darão sugestões ao plano de governo do candidato à sucessão, ao longo de pelo menos três reuniões.

Os secretários de Cid deverão participar dos encontros, expondo dados da gestão. Até ontem, porém, os secretários Maurício Holanda (Educação) e Servilho Paiva (SSPDS) não haviam sido formalmente informados do compromisso, segundos as respectivas assessorias.


DiscussõesO presidente do PT-Ceará, Francisco de Assis Diniz, pontuou que o partido tem realizado debates em diferentes cidades e, diante da convocatória do Pros, disponibilizará seus quadros temáticos para apresentar propostas para Educação e Segurança. Já o presidente do PDT, deputado André Figueiredo foi mais direto e disse que o partido defenderá, com o mote da Lei dos Royalties, uma reforma no piso do magistério e dos policiais.

O presidente do PCdoB, Luis Carlos Paes, pontuou que as reuniões tratarão de aspectos gerais, o detalhamento para campanha política será feito, de fato, por grupos temáticos durante a própria campanha, disse ele.

Apesar do discurso de diálogo entre aliados para construir uma proposta de Governo, partidos menores questionaram, na primeira reunião, a falta de contato durante a gestão.

“O PSDC deu inúmeras sugestões para colaborar com o programa de Segurança Pública, e o Governo nunca deu a mínima. Agora o Governo resolve convocar os pequenos, porque ele sempre dividiu a bola com PT e PMDB a gente sempre foi pra escanteio”, criticou o presidente do PSDC, Ely Aguiar. “Tratar plano de governo tem de ser com técnicos, somos políticos, queremos uma definição política”, acrescentou.
NÚMEROS

90% dos municípios apresentaram índice desejável de Educação no Spaece-Alfa

136,3 foi a pontuação de Fortaleza no Spaece-Alfa: última colocada entre 184 municípios

351 assassinatos foi o melhor resultado mensal de homicídios desde julho de 2013

1.632 homicídios foram registrados no primeiro quadrimestre, 15% a mais do que em 2013

SERVIÇO

Agenda de reuniões do Pros com aliadosQuando: Quinta-feira (29/5): Educação e Segurança Pública

Terça-feira (3/6): Saúde e Infra-estrutura (Recursos Hídricos, Saneamento, Habitação, Estradas, Energia)Quinta-feira (5/6): Cultura, Esporte e Turismo; Desenvolvimento Econômico

Onde:
Marina Park Hotel

A três dias de mais um encontro que discutirá a sucessão, é precária a comunicação entre partidos e o governo. Até ontem, secretários ainda não sabiam de reunião e pelo menos um dirigente de sigla citou falta de prestígio

PMDB

A reunião da última sexta-feira foi a primeira sem a presença do PMDB como aliado político, o qual deixou cargos na gestão de Cid para que o partido ficasse livre para tratar de alianças políticas para a campanha do senador Eunício Oliveira ao Governo do Estado.

A área da Segurança, que será abordada no encontro, já foi alvo de críticas de Eunício durante encontro do PMDB em Crateús.

PT
Apesar do afastamento do PMDB, o presidente do PT, Assis Diniz, pontuou que não considera o partido fora da aliança porque ainda não houve uma ruptura formal por parte de Eunício Oliveira.

Conforme O POVO relatou na última sexta-feira, há uma ansiedade dos dirigentes das legendas para que seja definido, o mais breve possível, o nome do candidato da aliança ao Governo, mas a direção do Pros reiterou que a decisão só será tomada na segunda quinzena de junho.

Nenhum dos cinco pré-candidatos do Pros a governador participou da primeira reunião nem há confirmação se devem participar das próximas.

São eles: o presidente da Assembleia, José Albuquerque, e o vice-governador Domingos Filho, a ex-secretária Izolda Cela, o deputado Mauro Filho e o ex-ministro Leônidas Cristino)

PC do B

Segundo Luis Carlos Paes, o PCdoB se reunirá hoje para convocar parlamentares e decidir nomes para cada tema que será apresentado.

O POVO tentou contato com os presidentes do DEM, PHS, PP e PTdoB para falarem sobre as expectativas, mas as ligações não foram atendidas ou as chamadas não completaram
.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee