Pages

domingo, 4 de maio de 2014

FORA DA DISPUTA, MISSÃO DE LULA NO PT FICA MAIS DURA

Por ipuemfoco   Postado  domingo, maio 04, 2014   Sem Comentários

:
Sem sentimentalismo, para o ex-presidente Lula é melhor ser do que não ser candidato este ano; de um ou outro modo, cabe a ele, mais do que a qualquer um, cumprir a missão política de eleger os candidatos petistas a governador nos Estados centrais; 

Lula é o primeiro eleitor da presidente Dilma Rousseff e também dos pré-candidatos a governador Alexandre Padilha (SP), Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Faria (RJ) e Fernando Pimentel (MG); tirante este, os demais têm problemas sérios nas pesquisas de opinião; 

Mesmo mantendo-se fora da disputa, Lula sabe que o partido não vai aliviar em busca do seu apoio pesado; terá de ajudar de fora como se estivesse dentro da disputa

247 – O ex-presidente Lula tem um bom exercício a fazer na compreensão de sua situação política. Ele está disposto, como lemos em todas as suas declarações, a se manter fora da disputa presidencial. 

Da duvidosa importância da posição de candidato a nada, Lula será o primeiro eleitor não apenas da presidente Dilma Rousseff, mas também dos candidatos do PT a governador em todos os Estados centrais: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e, também, o Paraná.

Como candidato, inegavelmente o ex-presidente teria melhores condições para cumprir essa dura missão. De fora, para ele fazer a quina – Dilma, Padilha, Pimentel, Gleisi e Lindbergh -, pode-se dizer que já seria uma missão (quase) impossível. Coisa para super-herói.

Na prática, repita-se, sem o triunfalismo com que a vitória em primeiro turno da presidente Dilma Rousseff é considerada, e sem o sentimentalismo com que a questão é tratada até mesmo dentro do PT, o que se dá é que é bem mais fácil pedir votos para si mesmo e para "os companheiros". Do contrário, ficando de fora, como publicamente diz querer, Lula não seria ele próprio um companheiro de risco eleitoral dos "companheiros". 

Se tudo der certo, na atual configuração, Dilma obtém sua reeleição, o PT perde e ganha aqui e ali nos Estados, faz boa bancada federal e todos estão salvos. Haverá muita sombra e água fresca em máquinas públicas para ocupar os melhores quadros. No pior cenário, no entanto, o projeto do partido será simplesmente dinamitado.

COMO EM WASHINGTON - Como acontece regularmente nos Estados Unidos, quando algumas dezenas de milhares de militantes dos partidos Democrata e Republicano deixam Washington, devolvendo empregos e apartamentos, diante da vitória do adversário, o PT dirá um doloroso adeus a Brasília. 

Após doze anos de desfrute do poder, crescendo sem parar em número de eleitores e em bancadas parlamentares, o PT se veria, de repente e a uma só vez, totalmente desprotegido. Além da nova situação febril para esmagar o partido, especialmente caso a vitória seja do PSDB, toda a mídia tradicional e familiar estará salivando para o banquete sobre a agremiação.

Para se reerguer de derrotas nos Estados centrais, especialmente no caso de uma quebra nos plano da reeleição, quem terá de fazer o partido ficar de pé outra vez? Ainda e mais uma vez? Lula, é claro. 

Ele sempre assumiu o papel de chefe partidário, enquanto a presidente Dilma Rousseff manteve distância regulamentar de suas bases e, notadamente, de sua direção. 

Sua carreira se deu no Executivo. Sua candidatura em 2010 foi criada por Lula. Ele será apontado como principal responsável pelo resultado, para o bem e para o mal.

Hoje, à exceção de Fernando Pimentel, em Minas, os principais candidatos petistas enfrentam problemas com as pesquisas de opinião. O mesmo se dá, neste momento, com a presidente Dilma e a avaliação do governo. 

Caso esse quadro se torne mais dramático, com a consolidação dos riscos, para o PT, de um segundo turno no plano nacional e o fraco desempenho nos maiores Estados até aqui, o partido irá se cobrar: por que mesmo não debateu com mais profundidade essa questão de vida ou morte para o partido? Ou isso é um exagero?

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee