Pages

quinta-feira, 8 de maio de 2014

DIREÇÃO NACIONAL DO PROS EXIGE SAÍDA DE MINISTRO LIGADO A CID

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 08, 2014   Sem Comentários

           

Zezinho Albuquerque, destacou.“Esse é um cargo de confiança. As pessoas colocam e tiram de acordo com a conveniência do Executivo, dos partidos. Enfim, esse é um problema da presidente Dilma”
Integrantes do Pros Nacional estão pressionando o governo Dilma Rousseff (PT) pela substituição do ministro Francisco Teixeira (Integração Nacional), indicado de Cid Gomes (Pros) na Esplanada dos Ministérios. Paralelamente, o deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE) cobra que a bancada cearense se posicione contra a possível mudança, afirmando que ela seria “grande perda para o Estado”.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o líder do Pros na Câmara dos Deputados, Givaldo Carimbão (AL), disse ter conversado com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) sobre a substituição de Teixeira. 

“O não atendimento a esse pleito do partido dificulta muito uma aliança e o relacionamento num futuro próximo”, disse o deputado Salvador Zimbaldi (Pros-SP).

O Pros, inclusive, já ensaia uma aproximação com o PSB do presidenciável Eduardo Campos. Uma aliança como partido do ex-governador de Pernambuco criaria embaraços para Cid Gomes, que migrou da sigla comandada por Campos para o Pros justamente para apoiar a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rouseff.

Por outro lado, Danilo Forte destaca “perfil técnico” de Teixeira e defende manutenção do cidista na pasta. “Ninguém pode entregar de mão aberta só porque um partido quer. É um desprestígio muito grande para o Ceará e para o governador Cid Gomes”, diz o peemedebista.

Segundo a coluna Panorama, do jornal O Globo, o Pros Nacional já teria inclusive destacado o nome de Marco Fireman, ex-secretário de Infraestrutura do governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), para substituir Teixeira.

 “A bancada cearense precisa se mobilizar. Estamos aceitando isso passivamente. O governador precisa se pronunciar, pois é uma derrota para o Estado”, reforça Danilo.

Membros do Pros no Ceará minimizam a tensão em Brasília. O vice-governador do Estado, Domingos Filho, disse que “não existe crise alguma” no partido. Ele destacou que a indicação do ministro cabe ao PROS nacional. “Jamais o governador Cid iria superar uma decisão da executiva nacional do partido em uma discussão que é nacional, que não é estadual”, disse.

O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, destacou as respectivas responsabilidades para ocupação de cargos no Executivo: “Esse é um cargo de confiança. As pessoas colocam e tiram de acordo com a conveniência do Executivo, dos partidos. Enfim, esse é um problema da presidente Dilma”.

Francisco José Teixeira assumiu o Ministério da Integração Nacional interinamente em outubro do ano passado, após saída do PSB da base aliada. Quando de sua posse, ele disse não ter havido interferência política do governador Cid Gomes no convite feito pela presidente.

Em fevereiro deste ano, o Pros havia decidido apoiar o nome de Francisco Teixeira para comandar o ministério. Contudo, nesta terça-feira, integrantes do partido se reuniram com o governo para reivindicar a substituição do ministro.

Os membros do Pros dizem que o atual ministro da Integração não atende a demandas da bancada. Além disso, reclamam que o Palácio do Planalto tem concentrado suas negociações na figura do governador Cid Gomes. Antes de assumir a pasta, Francisco Teixeira ocupava o cargo de diretor de recursos hídricos no ministério da Integração Nacional.
colaborou Leidyanne Viana/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee