Pages

segunda-feira, 5 de maio de 2014

CONSULADOS ALERTAM TURISTAS DA COPA SOBRE PROTESTOS E BUEIROS NO RIO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, maio 05, 2014   Sem Comentários

Embaixada britânica abre mensagem de alerta citando recentes confrontos em protestos de moradores do Pavão-Pavãozinho  (Foto: Editoria de Arte / G1)

Embaixadas orientam turistas a evitar passeio em favelas pacificadas.Alemanha sugere ao visitante ter dinheiro extra para possíveis assaltos.

Tomar cuidado ao circular por Copacabana devido a confrontos entre policiais e manifestantes, evitar passeios turísticos em favelas pacificadas e, até mesmo, se manter alerta ao passar perto de tampas de bueiro.

Estas são algumas das muitas orientações de segurança que os serviços consulares dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha dão aos turistas que pretendem visitar oRio de Janeiro durante a Copa do Mundo.

Em comunicados disponíveis nos sites das embaixadas britânca e dos EUA, a alta taxa de criminalidade no país está em destaque. Ambas citam os recentes protestos violentos nas ruas, em que o uso de gás lacrimogêneo é comum e orientam o visitante a se manter afastado de grandes aglomerações de pessoas.

Tanto as autoridades dos Estados Unidos quanto do Reino Unido destacam que o roubo nas ruas é o crime mais comum. Evidencia que há muitos “batedores de carteira”, que sequestros relâmpagos são frequentes e que o turista deve tomar cuidado ao aceitar bebida oferecida por estranhos, pois “drogas incapacitantes” (popularmente chamada no Brasil de Boa Noite Cinderela) são usadas para dopar as vítimas - que podem até ser estupradas, destaca a mensagem.
Mensagem de alerta dos EUA também começa com informações sobre protestos nas ruas (Foto: Editoria de Arte / G1)

Turismo em favelas
Grande atrativo para turistas estrangeiros no Rio, o passeio pelas favelas cariocas tem sido desestimulado pelas representações consulares. "A visita a favela é fortemente desencorajada", destaca o comunicado da Alemanha.

O alerta dos EUA é enfático ao sugerir cautela aos visitantes que pretendem conhecer as favelas, mesmo as que receberam UPPs. É destacado que “a maioria das favelas existem fora do controle das autoridades municipais e policiais” e que “nem a polícia da cidade pode garantir a sua segurança ao entrar em favelas.”

A atuação policial é criticada em outro ponto em que o turista é recomendado a registrar ocorrência em caso de roubo. Diz o comunicado consular que “a capacidade de a polícia brasileira para ajudar a recuperar bens roubados é limitada”, mas que ainda assim a vítima deve fazer o Boletim de Ocorrência.

A embaixada da Alemanha dá dica ao turista para que ele tenha em mãos uma garantia de se ver livre em caso de assaltos. "É aconselhável sempre levar uma quantia de dinheiro para a rendição voluntária", ressalta o comunicado. O alerta destaca também a importância de não reagir a uma tentativa de roubou pois "os agressores são geralmente armados e não hesitam em usar a violência por um motivo estúpido".

Em caso de assalto', consulado da Alemanha sugere que turista tenha dinheiro extra para o assaltante (Foto: Editoria de Arte / G1)

Tiroteios, aproveitadores e explosões

Os EUA informam aos turistas que tiroteios são comuns em trajetos importantes do Rio. “Houve tiroteios e roubos de carros na Linha Vermelha , que liga o aeroporto à zona sul da cidade” e “houve ataques, incluindo tiroteios , ao longo de trilhas que levam ao famoso Corcovado e em outras partes da Floresta da Tijuca”. 

O comunicado destaca também ser comum roubos em congestionamentos e sinais de trânsito. Evidencia ainda que a maioria dos crimes ocorre a noite, mas que durante o dia, mesmo em áreas seguras, o turista não está imune.

O turista norte-americano é orientado também a ter cautela ao aceitar ajuda de brasileiros. “Se um turista parece perdido ou parece estar tendo problemas para se comunicar , um aparentemente inocente espectador que oferece ajuda pode realmente ser um participante de um esquema fraudulento”.

Outro alerta dos EUA é quanto as explosões em bueiros, já que “houve várias explosões de tampa de bueiro no Rio de Janeiro nos últimos anos, com maior incidência nos bairros Centro e Copacabana”.

'Vá com calma'
As informações aos turistas ingleses incluem alertas quanto ao uso de drogas e bebidas alcoólicas. “O tráfico de drogas é muito comum no Brasil, e incorre em penalidades severas” está em evidência no comunicado consular, assim como a Lei Seca é tratada com destaque.

 “O Brasil tem uma política de tolerância zero em dirigir alcoolizado; se você for pego dirigindo sob a influência de álcool , provavelmente você vai ser processado”, esclarece o comunicado. Aos ingleses também há a recomendação de “vá com calma” ao ressaltar que a combinação de álcool e sol pode levar a rápida desidratação.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee