Pages

quinta-feira, 8 de maio de 2014

CARTEIRAS ESTUDANTIS; PROTESTOS DE ESTUDANTES TERMINA EM CONFRONTOS COM POLÍCIAIS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 08, 2014   Sem Comentários

                            
Duas manifestações de estudantes terminaram em conflito com policiais e guardas municipais, ontem, no Terminal de Messejana e ruas do entorno. 

Alunos de escolas públicas - a maioria fardada - bloquearam os portões de entrada e saída dos coletivos, pedindo a entrega das carteiras estudantis. 


Para dispersar o movimento, policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) utilizaram spray de pimenta, balas de borracha e bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio. Foram atingidos manifestantes (um deles teve o dedo do pé decepado), usuários de ônibus e transeuntes.

As ações aconteceram pela manhã (por volta das 10 horas) e tarde (às 16 horas). A sequência de acontecimentos foi similar nos dois horários. Ao chegarem no terminal, os estudantes bloqueavam a passagem dos coletivos, os guardas municipais impediam a entrada no equipamento e, minutos depois, o Cotam chegava e dispersava a multidão.

À tarde, a manifestação reunia cerca de 80 alunos, que chegaram ao terminal pela avenida Jornalista Thomas Coelho e bloquearam os dois acessos. De um lado, os estudantes gritavam palavras de ordem, pedindo pela liberação das carteirinhas e rechaçando o poder público. 

Do outro, guardas municipais ordenavam a não ultrapassagem da entrada. Com a chegada do Cotam, cerca de 30 minutos depois, e o uso das chamadas “munições de base controlada”, o bloqueio foi desfeito. Começava então a correria dentro do terminal e o clima de guerra entre manifestantes e policiais.

A ação policial continuou fora do terminal, chegando até à praça central de Messejana. Com o conflito, que exibia pedras lançadas ao ar e balas de borracha atiradas no meio da rua, idosos choravam, mães corriam com seus filhos e transeuntes tentavam entender o que acontecia. 

“Nós saímos da escola em grupo justamente porque sabíamos que estava perigoso aqui. Um policial olhou para mim e mandou eu correr. Quase levei um tiro”, contou Wendel Barbosa, 14, aluno da escola Miguel Gurgel. O grupo se abrigou dentro da igreja até que as viaturas policiais deixassem o local. A movimentação nas ruas do entorno só teve fim por volta das 18 horas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, o Cotam foi solicitado para desobstruir a passagem de ônibus e nenhuma ilegalidade aconteceu durante a ação. 

Hoje, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) divulgará medidas que garantam a meia passagem aos estudantes que não solicitaram a carteira. A média anual é de 500 mil carteiras solicitadas. Este ano, foram apenas 135 mil.

Este foi o primeiro ano em que a biometria facial foi exigida para confecção das carteiras de estudante. Antes, os alunos quase não participavam do processo de solicitação.

A instituição de ensino já enviava os dados de matrícula e a foto 3x4 para a Etufor. O processo atual tem três fases: solicitação, biometria e confirmação de matrícula. 

Segundo a Etufor, 135 mil alunos passaram pelo processo completo, 118 mil apenas solicitaram e 32 mil fizeram somente a biometria. 

Houve ainda outra mudança este ano: a carteira de 2013 não sofreu prorrogação de validade. O documento de 2012, por exemplo, foi válida até abril deste ano.o povo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee