Pages

terça-feira, 29 de abril de 2014

PETROBRAS; CPI COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, abril 29, 2014   Sem Comentários

:
"Solicito às lideranças que façam imediatamente as indicações do membros da CPI a fim de iniciarmos o trabalho da comissão na próxima terça-feira (6)", afirmou o presidente do Congresso em plenário; 
Mais cedo, deputados da oposição se reuniram com ele para cobrar a instalação imediata de uma CPI mista exclusiva sobre a Petrobras; 

"Dissemos a ele que jogar a decisão para o dia 20 [quando haverá sessão do Congresso para análise de vetos] vai aumentar o desgaste no Congresso", declarou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE); 

"Não há nada que possa postergar a CPI. Estamos vendo a omissão do presidente do Congresso Nacional", acrescentou Rubens Bueno (PPS); parlamentares entendem, porém, que decisão da ministra Rosa Weber vale também para uma CPI mista, com deputados e senadores

Agência Câmara – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que a CPI exclusiva da Petrobras no Senado começará na próxima terça-feira 6. "Solicito às lideranças que façam imediatamente as indicações do membros da CPI a fim de iniciarmos o trabalho da comissão na próxima terça-feira", afirmou o presidente do Congresso em plenário no fim desta tarde.

A indicação dos membros é o primeiro passo para o início das atividades da CPI. Depois de instalada, a comissão marca sua primeira reunião, na qual será eleito o presidente, que indica o relator dos trabalhos - os dois cargos devem ser ocupados por parlamentares da base aliada do governo, que também fica com a maior parte das vagas do colegiado, por ter maioria na Casa. 

Pressão

Mais cedo, deputados da oposição se reuniram com Renan para cobrar a instalação imediata da CPI. "Dissemos a ele que jogar a decisão para o dia 20 [quando haverá sessão do Congresso para análise de vetos] vai aumentar o desgaste da Casa, sobretudo do Congresso Nacional", declarou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE). 

"Não há nada que possa postergar a instalação da CPMI mista. Estamos vendo a omissão do presidente do Congresso Nacional. Queremos comunicar a ele a responsabilidade que tem da instalação da CPMI mista", afirmou o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR).

Segundo Bueno, o presidente do Senado afirmou que a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber por uma CPI exclusiva para a Petrobras vale também para uma investigação mista. Participaram da reunião representantes de dez partidos na Câmara, tanto da oposição, como o PSDB, como da base aliada, como o PMDB.

Foram falar com Renan um dos vice-líderes da Minoria no Congresso, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), o líder da Minoria na Câmara, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), além dos líderes do PSDB, deputado Antônio Imbassahy (BA), do PPS, Rubens Bueno (PR), o deputado do DEM Onyx Lorenzoni e um deputado do PSB.

Hoje pela manhã, os líderes oposicionistas falaram com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, para reforçar o entendimento de que, para a oposição, a decisão da ministra Rosa Weber sobre a instalação de uma CPI exclusiva vale também para a criação de uma CPI mista. Os oposicionistas já definiram nomes para a comissão parlamentar mista, que terá 13 deputados e 13 senadores.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee