Pages

segunda-feira, 21 de abril de 2014

MAIS DE MIL ADOLESCENTES JÁ FORAM APREENDIDOS NO CEARÁ EM 2014

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 21, 2014   Sem Comentários

                     Média de apreensões por mês em 2014 já é superior a de 2013 (FOTO: Flickr/ Creative Commons/ Stevendepolo)
Somente em janeiro e fevereiro de 2014, foram apreendidos 1.013 meninos com idade até 18 anos.

O número de apreensões de crianças e adolescentes no Ceará neste ano já ultrapassou a barreira de mil. Somente em janeiro e fevereiro de 2014, foram apreendidos 1.013 meninos com idade até 18 anos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Se comparado ao mesmo período do ano passado, o total de 2014 é superior em 195 casos. Além disso, amédia de apreensões por mês em 2014 é de 506. Já em 2013, é de 438. O que mostra maior atuação de crianças e adolescentes no mundo do crime ou ação policial mais precisa.

Motivação

Além disso, ainda de acordo com os dados da secretaria, o principal tipo de infração cometida por esses jovens é o crime violento contra o patrimônio (24,73%), como roubos. Em seguida, aparece o tráfico lícito de drogas, que somado ao consumo de drogas, são os delitos cometidos por 20,24% das apreensões.

“Não se pode responsabilizar somente as drogas por esse resultado [número de apreensões]. Há uma série de deficiências no que se refere às políticas voltadas para a juventude, isso sem falar no contexto de vulnerabilidade social em que muitos jovens e adolescentes vivem”, pondera Ricardo Moura, que é pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV).

Aliado a isso, as escolas não conseguem ser um espaço atrativo e acolhedor para esse público. “Temos então uma série de condições que propiciam o ingresso desse jovem e adolescente em redes criminosas que se alimentam do comércio ilegal de armas de fogo e drogas. E, o mais preocupante, é que esse recrutamento para o mundo do crime ocorre cada vez mais cedo”.

Solução?

Em um período em que o estado e, principalmente, Fortaleza passam por uma forte onda de violência, medidas devem ser adotadas para minimizar os números e reverter o quadro. “O primeiro passo é encarar a nossa juventude como uma fonte potencial de riquezas e não apenas como um problema social”.

Já o segundo passo, seria reformular os centros educacionais para cumprir realmente o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. Superlotados e sem as condições necessárias, essas unidades dificilmente conseguirão oferecer uma possibilidade real de mudança de vida aos adolescentes internados.
TRIBUADOCEARÁ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee