Pages

quinta-feira, 17 de abril de 2014

EM QUEDA CATÓLICOS SOMAM 67% DA POPULAÇÃO DA AMÉRICA LATINA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 17, 2014   Sem Comentários

                                
Após um ano à frente da Igreja Católica, o primeiro papa latino terá bastante trabalho pela frente em seu continente.
 
Pelo menos é o que indica a pesquisa sobre religiões do Latinobarometro divulgada ontem, segundo a qual o número de católicos na América Latina caiu de 80% a 67% entre 1995 e 2013. 

Para o instituto, no entanto, a queda é “muito menor do que a agenda informativa dá a entender”, com 12 dos 18 países analisados ainda com mais de 60% de católicos. 

“Nos dados recentes nós não vemos um impacto no número de católicos devido à chegada do papa Francisco”, disse o Latinobarometro, acrescentando que é muito cedo para dimensionar o impacto do novo papado. 

Os latinos que abandonam o catolicismo, porém, costumam abraçar outras religiões. “O crescimento econômico não produz um impacto direto de secularização como em outras regiões do mundo”, aponta o estudo. Os únicos dois países em vias de secularização são Uruguai e Chile. 


A Nicarágua é o país onde o catolicismo mais caiu: foram 30 pontos percentuais de 1995 a 2013. Somente no México a porcentagem subiu -eram 77% e agora são 79%. 

No Brasil, a porcentagem caiu de 78% para 63% nesses 18 anos. Os evangélicos foram de 8% a 21% e os ateus ou sem religião passaram de 6% para 11%. Por ainda manter mais de 60% de católicos, o país segue no grupo classificado como de dominação católica, mas se observa a “perda dessa dominação”, diz a pesquisa. O Brasil ocupa o sexto lugar entre os países com “alta diminuição de católicos e aumento de evangélicos”. O primeiro lugar é de Honduras, onde a comunidade católica caiu de 76% a 47%, enquanto evangélicos subiram de 12% a 41%. 

Na Argentina, terra natal do papa Francisco, os católicos subiram dois pontos percentuais de 2011 a 2013 e agora somam 77%. O país está classificado no grupo onde se observou pouca mudança no quadro religioso nos últimos 18 anos. O país com mais católicos, proporcionalmente, é o Paraguai, com 88% da população. Já o país com mais ateus ou agnósticos, também proporcionalmente, é o Uruguai, com 38%. (Folhapress)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee