Pages

terça-feira, 8 de abril de 2014

EM 24h,CEARÁ TEM 1.295 RAIOS REGISTRADOS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, abril 08, 2014   Sem Comentários

                                
Nesse período, a cidade com maior incidência foi Santa Quitéria, na Região Norte do Ceará (com 1.157), seguida por Granja (com 1.065), Sobral (com 893) 
Os últimos dias estão sendo de chuvas no Ceará. Foram registradas precipitações em 114 municípios do Estado entre segunda-feira e ontem. Com o aumento dos volumes pluviométricos, vêm também os clarões no céu, provocados por descargas elétricas – ou raios. O Sistema de Monitoramento de Raios da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) computou 1.295 ocorrências nestes dois dias.

Entre as cidades com maior incidência, estão Granja (com 132 descargas atmosféricas), Morada Nova (com 107) e Russas (com 64). Em Fortaleza e na Região Metropolitana foram registrados oito raios. Em abril, o sistema computou 18.160 descargas no Estado. Nesse período, a cidade com maior incidência foi Santa Quitéria, na Região Norte do Ceará (com 1.157), seguida por Granja (com 1.065), Sobral (com 893) e Hidrolândia (com 584).

Meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Leandro Valente explica que essa maior incidência de raios acontece, porque, nesse período de quadra chuvosa, o principal sistema atuando sobre o Estado é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formada por um aglomerado de nuvens do tipo cumulo nimbus, ou nuvens de tempestades. “Essas nuvens são verticalmente muito elevadas e, em alguns casos, o comprimento entre a base e o topo pode chegar a 18km de altura”, conta.

Portanto, nestes dias em que a ZCIT atua no Ceará, o clima é marcado por chuvas, rajadas de vento e por uma condição atmosférica propícia às descargas elétricas. Segundo previsões da Funceme, o fenômeno deve continuar no Estado até amanhã, provocando os mesmos efeitos. 

Leandro alerta que as pessoas sejam atenciosas e precavidas em dias de chuva, evitando ficar desprotegidas. "A árvore nunca deve ser pensada como abrigo. Pelo contrário: elas têm de ser evitada, porque atraem as descargas elétricas", adverte. Caso a pessoa esteja na rua, no momento da tempestade, carros são os abrigos mais confiáveis. "É uma proteção perfeita".

Previsão
Segundo a Funceme, a presença dos sistemas atmosféricos de ZCIT e Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixa as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de precipitações em todo o Estado, principalmente durante o período tarde-noite. Hoje, a Zona de Convergência Intertropical deve permanecer atuando sobre a região norte do Nordeste brasilero. Com isso, o Ceará ficar com nebulosidade variável e chuvas isoladas em todas as regiões, principalmente entre a tarde e a noite.

Cuidados dentro de casa durante tempestade
- Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada.
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar consertos de instalações elétricas.
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee