Pages

quinta-feira, 3 de abril de 2014

CEARÁ REGISTRA 65 MIL RAIOS ENTRE JANEIRO E ABRIL DE 2014,SEGUNDO COELCE

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 03, 2014   Sem Comentários

                                  
Nos dias 30 e 31 de março deste ano, 3.339 raios atingiram o estado.Em 2013, 195.996 raios atingiram estado. Fortaleza teve 139 raios

Em 2014, entre 1º de janeiro a 2 de abril, o Sistema de Monitoramento de Raios da Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou que 65.180 descargas atmosféricas atingiram o Ceará. Somente nos dias 30 e 31 de março, 3.339 raios atingiram o estado.

No ano passado, foram registrados, 195.996 raios em todo o Ceará. Segundo com a Coelce, abril foi o mês que teve mais incidências no ano, com 72.572 raios. Os municípios com maior número de descargas atmosféricas em 2013 foram os municípios de Granja, Santa Quitéria, Sobral, Viçosa do Cearáe Tamboril. Fortaleza teve 139 raios.

Cuidados com raios
De acordo com o gerente de operações da Coelce, Eduardo Gomes, o melhor a fazer em momentos de tempestades é ficar em casa. No entanto, ainda é necessário ter alguns cuidados básicos.

“A Coelce sempre orienta a população que o local mais seguro é dentro de casa. Estando dentro de casa é necessário alguns cuidados básicos. Evitar usar de chuveiro elétrico, ferro de engomar, evitar ficar perto de portões metálicos, cercas elétricas, tudo isso vai proporcionar uma maior segurança para a população”, explica.

Já estando fora da residência, o melhor é não ficar embaixo de árvores e evitar banho de piscina e de mar. “Já estando fora de casa, os cuidados são ficar longe de produtos metálicos, ficar debaixo de árvores principalmente aquelas isoladas, se estiver em local descampado, o ideal é a pessoa ficar agachada ou sentada e esperar a tempestade passar. Evitar banho de mar e piscina”, aconselha.

Monitoramento dos raios

O monitoramento das descargas atmosféricas no Ceará é feito Centro de Controle do Sistema (CCS) para identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência e facilita a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee