Pages

quarta-feira, 12 de março de 2014

PREVENÇÃO AS ADOLESCENTE; SECRETÁRIA DE SAÚDE DE IPU INICIA A VACINAÇÃO CONTRA PAPILOMA VÍRUS HUMANO .

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, março 12, 2014   Sem Comentários

                 
Com o lema “Toda menina e toda mulher precisam de proteção”, foi lançada neste dia 10 de Março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) em todo o país, para adolescentes do sexo feminino, nas faixas etárias entre 11 e 13 anos de idade. 

No município de Ipu, a meta é vacinar 1.315 (mil trezentas e quinze) adolescentes na faixa etária preconizada. As primeiras escolas a terem suas alunas vacinadas contra o HPV pelas Equipes de Saúde da Família (PSF’s) do município foram:

E.M.E.B. Abdias Martins, localizada no Bairro da Mina e, o Patronato Sousa Carvalho, as demais escolas públicas municipais e privadas estarão sendo visitadas por todo o período da Campanha compreendido entre 10 de Março a 12 de Abril de 2014.

A vacina contra o HPV está sendo inserida no Calendário Básico de Vacinação do Ministério da Saúde com o objetivo de proteger as adolescentes de desenvolverem, ou pelo menos diminuir os riscos de desenvolverem, futuramente, lesões precursoras do câncer de colo do útero devido à exposição ao vírus, que tem catalogados pelo menos 120 tipos diferentes, sendo alguns destes, mais agressivos e, contra os quais a vacina imuniza, como os tipos 6,11, 16 e 18. 

Buscar vacinar todas as adolescentes nas escolas públicas e privadas, é a estratégia que está sendo adotada pelo Ministério da Saúde para imunizar pelo menos 80% de adolescentes, meta mínima estipulada para todo o país.

População alvo

A população alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 09 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 09 anos de idade do terceiro ano em diante (2016).

Nota: A população a ser vacinada em 2014 será de 5,2 milhões de adolescentes.

O Esquema é de 03 (três) doses seguindo as seguintes datas:

1ª dose: entre 10 de Março e 12 de Abril;
2ª dose: entre 10 de Setembro e 12 de Outubro e;
3ª dose: Março a Abril /2019 (05 anos após a 1ª dose).

É importante ressaltar que a segunda dose deverá ser aplicada, segundo o Ministério da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, porém no município de Ipu, estas vacinas serão aplicadas também nas escolas, o que facilitará ainda mais o acesso das adolescentes à vacina e ao cumprimento do calendário de vacinação das mesmas.

Obs.: Para maiores informações sobre a data da vacinação nas escolas da zona rural, procure a Unidade Básica de Saúde (PSF) da sua localidade ou Distrito, ou ainda a escola da sua filha.

Fonte: Programa Nacional de Imunizações – PNI

Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde (Sala 07)

Contato: (88) 3683-2115 – Ramal: 22.

Coordenadora de Vigilância a Saúde: Lidiana Martins.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee