Pages

sábado, 22 de março de 2014

PM OCUPA FAVELA NO RIO DE JANEIRO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 22, 2014   Sem Comentários

 
 Polícia atua no Morro do Juramento após ataques a UPPs no Rio (Foto: TV Globo/Reprodução)
 A Polícia Militar ocupa favelas em vários pontos do Rio, neste sábado (22), em preparo para a chegada das forças federais, que vão reforçar a segurança na cidade, como mostrou o RJTV. 
 
Desde a noite de sexta-feira (21), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupa as comunidades Parque União e Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte Rio.

A Polícia Militar ocupa também os morros do Juramento e Juramentinho, em Vicente de Carvalho, Para Pedro, no Colégio, e Chapadão, em Costa Barros, todos no Subúrbio. O Batalhão de Choque prendeu duas pessoas - uma delas com drogas e a outra com uma moto roubada - e apreendeu veículos e drogas no Chapadão. A ocupação teve início por volta das 20h, segundo a PM.

O Bope já ocupava o Conjunto de Favelas do Alemão desde sábado (15). Até as 8h deste sábado (22), não havia registro de confronto ou prisões, de acordo com a polícia.

Mortos e apreensões
 
De acordo com a Polícia Militar, dois suspeitos morreram após trocarem tiros com PMs na favela Para Pedro.Três homens foram detidos e um menos apreendido. Foram confiscados ainda um fuzil, uma metralhadora, duas pistolas, drogas, telefones e munição. 
 
Também foram encontradas três granadas defensivas, que, segundo a PM, são de de uso exclusivo das forças armadas. Não há informações sobre como os criminoso tiveram acesso ao artefato. 


No Parque União, o Bope apreendeu um fuzil, uma granada, carregadores de pistola e drogas na favela Parque União, na Maré. Não houve troca de tiros e as ocorrências foram encaminhadas para a 21ª DP (Bonsucesso).

Já no Morro do Chapadão, em Costa Barros, os policiais apreenderam três motos roubadas e drogas. Um homem foi detido e encaminhado à delegacia.
 
Varredura na Maré
 
O Bope está atuando na Maré com um efetivo de 120 homens e tem o apoio do Grupamento Aéreo do Comando de Operações Especiais (Coe). De acordo com o batalhão, o objetivo é fazer uma "varredura" na área. 
 
A ocupação acontece após uma série de ataques a bases de UPP na quinta-feira (20). Sete favelas pacificadas tiveram registro de ofensiva de criminosos somente em 2014, como levantou o G1.



Em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na sexta, o governador Sérgio Cabral pediu auxílio de forças federais de segurança. O Comando Militar do Leste (CML) informou aoG1 na manhã deste sábado que ainda não há previsão para início de atuação do Exército na Maré ou em outras comunidades do Rio.

Em um dos ataques, o mais grave, o comandante da UPP Manguinhos, capitão Gabriel Toledo, foi baleado na coxa e cinco bases da UPP Mandela, além de dois carros da PM, foram incendiados. Outro policial ficou ferido. Para especialistas ouvidos pelo G1, o projeto não corre risco, mas precisa de apoio.

Após reunião do gabinete de crise, na madrugada de sexta, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que os ataques teriam sido orquestrados por uma facção criminosa e que a ordem teria partido de dentro de presídios.

"Nós temos, sim, confirmado. Eu posso dizer isso a vocês, nós temos isso confirmado. E o que nós viemos fazer aqui [reunião no Centro Integrado de Comando e Controle] é exatamente um plano para que nós possamos proteger sem dúvida nenhuma a cidade de mais esta crise", afirmou Beltrame.
 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee