Pages

quinta-feira, 20 de março de 2014

NOVOS ''LAMPIÕES ''USAM TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA PARA EXPLODIR BANCOS NO NORDESTE

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, março 20, 2014   Sem Comentários

Autoridades se reuniram no último dia 12 para debater a criação de uma força-tarefa para coibir assaltos a bancos Bandos agem como o cangaceiro: ataca cidades onde há

pouca polícia, fecham as saídas, roubam armas e dinheiro

A quantidade e a violência dos assaltos a bancos em Alagoas assustam cada vez os policiais militares do interior do estado.

 A Secretaria de Defesa Social e os sindicatos dos Bancários e Vigilantes dizem que os bandos agem como Lampião, o cangaceiro mais famoso do Nordeste, morto em 1938, em Sergipe: ataca cidades onde há pouca polícia, fecham as saídas, roubam armas e dinheiro.

Tal como Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, as quadrilhas de assaltantes a bancos usam métodos que assustam: na cidade de Porto de Pedras, no litoral norte de Alagoas, o bando roubou a agência e invadiu o Grupamento da Polícia Militar, onde estava, sozinho, o cabo Ivaldo Oliveira Silva.


Ele foi arrastado, torturado e executado na praça da cidade. O crime foi em 9 de dezembro do ano passado. Eles fugiram, mas um deles foi morto pela polícia em uma troca de tiros. 

Também em 2013, uma quadrilha invadiu uma agência no bairro do Farol, na capital, em frente ao quartel do Exército: também sozinho, o vigilante foi torturado. A vítima, no entanto, sobreviveu.

- Está vivo, mas traumatizado. Faz tratamento psiquiátrico - diz o presidente do Sindicato dos Vigilantes, José Cícero Ferreira.
Os “Lampiões High Tech“ usam um sistema de comunicação ainda não identificado pela polícia e monitoram dia e hora em que o dinheiro é descarregado do banco. Números não oficiais do Sindicato dos Bancários mostram que, em ano eleitoral, os assaltos a bancos crescem. A estimativa é que o crescimento fica entre 30% e 45%:

- Não sabemos onde este dinheiro é usado. Vai financiar a campanha eleitoral? A gente não sabe - disse o presidente do Sindicato dos Bancários, Jairo França.

De acordo com o sindicato, foram 44 assaltos a agências bancárias. Nos três primeiros meses de 2014, 22 - metade se for comparado a todo o ano passado.

- Não acredito que os assaltos estejam ligados às eleições - rebate o secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares.

Ex-procurador-geral de Justiça, Tavares é também presidente do Conselho dos Secretários de Segurança do Nordeste (Consune). Em maio, ele reunirá, em Alagoas, todos os secretários de segurança da região para pedir a união no combate ao crime, com foco nos roubos a bancos.

- Minha experiência ensina que roubos a carros, bancos e tráfico de drogas estão ligados. O que estamos apurando é se este dinheiro roubado dos bancos vai para as fronteiras do Brasil para a compra de droga e volta para o Nordeste, para ser vendida - explica Tavares.

No encontro, todos vão debater o tema:


- Vamos fiscalizar todas as pedreiras. A dinamite delas abastece estas quadrilhas? E o caminho do dinheiro? Para onde vai? Vamos fazer um acordo de cooperação com Sergipe e Pernambuco, no caso de Alagoas, para fiscalizarmos as nossas fronteiras.

E ainda aumentar o efetivo das cidades de dois policiais para quatro. Olhando para esta perspectiva do passado, estamos, sim, diante de bandos como os de Lampião.

Em Alagoas, o sistema de comunicação de rádios da policia ainda não é interligado. Se houve um assalto a banco no agreste, região onde a quantidade é maior, policiais de outras regiões não poderão ser acionados para fechar as fronteiras.

- Estamos realizando investimentos, mas os bancos precisam ajudar. Eles são cobertos por seguro após o assalto. E as seguradoras, porque não reclamam? - questiona Tavares.

No Nordeste, foram registrados este ano 155 ataques a bancos. A Bahia lidera, com 46 casos.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee