Pages

quarta-feira, 19 de março de 2014

CLIMA TENSO NA ASSEMBLEIA; DEPUTADOS SE AGRIDEM VERBALMENTE. "VENDEDOR DE CAVALO"," RETARDADO".

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, março 19, 2014   Sem Comentários

                                Deputada Rachel Marques
Em meio à troca de acusações, deputados chegaram a chamar uns aos outros de vendedor de cavalo e até retardado
Os dias que antecedem a visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará sempre são repletos de tensão entre opositores e governistas na Assembleia Legislativa do Estado. 

Na sessão ordinária de ontem, não foi diferente, e em meio a troca de acusações, os parlamentares chegaram a chamar uns aos outros de "vendedor de cavalo" e até "retardado".

O momento de maior tensão entre os pronunciamentos feitos durante a plenária de ontem, foi quando o deputado Idemar Citó (DEM) chamou a chefe do Poder Executivo de "mentirosa", afirmando que ela, assim como o ex-presidente Lula prometeram obras para o Estado que não foram concluídas. 

Em respostas aos insultos do democrata, o petista Professor Pinheiro disse que chamar a presidente de mentirosa era coisa de "vendedor de cavalo". Se sentindo ofendido, Citó chamou por duas vezes o colega de "retardado".

Durante todo o dia de sessão, os discursos foram, praticamente, os mesmos. Enquanto Idemar Citó, Fernando Hugo (SDD) e outros criticavam a primeira visita da presidente neste ano, cabia aos petistas presentes fazer a defesa de sua gestão.

Cuba

"Quantas e quantas vezes discuti, debati e falei insistentemente sobre a inauguração do canal da Transposição de Águas do Rio São Francisco. A siderúrgica só veio graças as mirabolantes tentativas do governador Cid Gomes por sua conta em risco. A presidente Dilma tem mesmo que vir aqui para dizer que as obras estão no Estado. Mas o que eu cobro é que o que ela já gastou de gasolina para vir para cá daria para fazer outras tantas coisas", disse Fernando Hugo.

Ele lembrou ainda da prioridade do Governo do Estado, que destinou R$ 2 bilhões para porto em Cuba em detrimento a obras de menor gasto para o Ceará. "Qualquer outra obra que faça o gol na história econômica do Ceará não vem", reclamou.

O deputado João Jaime (DEM) disse que quem fez parte da comissão Especial da Seca sabe que desde abril do ano passado o secretário de Desenvolvimento Agrário (SD), Nelson Martins, repete os programas que estão sendo colocados pela presidente Dilma Rousseff como novidade. "É o mesmo programa que ela anunciou quando esteve aqui no ano passado", denunciou.

O democrata ressaltou também que os carros-pipa estão no pátio da SDA há mais de 40 dias, esperando a vinda da presidente. 

"Se estamos em um estado de emergência, assim que eles chegaram no Estado do Ceará, era para ser destinado para as prefeituras. Isso é política. Nós não temos ainda por parte do Governo do Estado um programa de economia de água. Precisamos dizer à população que a água está acabando", salientou.

Intervenções

Camilo Santana (PT), em contrapartida, reclamou que o PSDB não fez a Refinaria e nem a Transposição de Águas do Rio São Francisco, e somente agora o Partido dos Trabalhadores vem trabalhando nestas intervenções, umas já em andamento. 

Ele chegou a chamar de desrespeito as críticas feitas por Fernando Hugo ao Governo Dilma. Quanto a isso, o opositor disse que "desrespeito é a presidente Dilma Rousseff sair de Brasília para vir mentir aqui no Ceará. Eu pago os meus impostos, deputado Camilo Santana".

Segundo Santana, a presidente irá participar de dois eventos, um em Fortaleza e outro no Interior do Estado, em Sobral, para anunciar e entregar ações e equipamentos voltados para a questão da seca e recursos hídricos. 

"O Governo Federal, diferente das críticas que são feitas nessa Casa, têm trazido para cá muitas ações estruturantes que possam garantir o acesso à água para a população cearense", ressaltou.

Caçamba

A presidente irá entregar 170 máquinas para municípios cearenses, com retroescavadeira, pá carregadeira, um caminhão pipa e um caminhão caçamba. 

Serão 142 municípios recebendo os equipamentos que pretendem garantir aos municípios que não tinham estes equipamentos para consertar alguns equipamentos importantes no combate à seca. 

Ela também irá inaugurar, oficialmente, o Eixão das Águas, que segundo o petista, está garantindo o abastecimento de água para toda a Região Metropolitana de Fortaleza.

À tarde, a presidente vai até Sobral para dar a ordem de serviço para o programa Água para Todos, que vai beneficiar 130 municípios, em um investimento de mais de R$ 85 milhões. 

Também serão liberados 110 projetos São José, que é um empréstimo para beneficiar algumas cidades do Interior do Ceará. 

A liberação de cisternas de placa e de enxurradas também serão liberadas no pacote de ações de combate à seca.

Títulos de regularização fundiária também serão entregues durante a visita da petista ao Ceará, visando dar o título para agricultores do Estado. O peemedebista Carlomano Marques, em paralelo ao que afirmou Santana, questionou a quantidade de perfuratrizes que virão para o Estado nesta visita feita pela chefe do Poder Executivo. 

Já Santana afirmou que o mais importante para os municípios cearenses seria a regularização fundiária, pois em 2007, cerca de 75% dos proprietários de terras não tinham o devido documento, o que foi alterado ao longo dos anos.

Água

O deputado Welington Landim (PROS) afirmou que a Transposição de Águas do Rio São Francisco tem dois anos de atraso e a Transnordestina já está atrasada em quatro anos. Landim é um dos mais críticos da obra de transposição de águas em razão do sua demora. 

Ele foi um dos primeiros deputados a defender o projeto e também, foi um dos que mais criticaram o ex-ministro da Integração Nacional.

A líder do PT, Rachel Marques, também criticou a forma como alguns trataram a visita da presidente e reclamou da fala de Fernando Hugo chamando ele de "desrespeitoso" quando o parlamentar chamou ela de "mentirosa". 

A deputada exibiu uma página do Diário do Nordeste, edição de ontem, para mostrar aos colegas o que presidente Dilma vem mesmo fazer hoje no Ceará, ressaltando a importância do projeto que trata da democratização do uso da água no Ceará.

A Transposição de Águas do Rio São Francisco tem dois anos de atraso e a Transnordestina já está atrasada em quatro anos

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee