Pages

sexta-feira, 14 de março de 2014

CALENDÁRIO ELEITORAL E O DILEMA DE CID

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, março 14, 2014   Sem Comentários

                      

A sucessão estadual terá as primeiras definições mais concretas a partir do dia 5 de abril. O prazo é o limite para quem quer concorrer às eleições deste ano deixar os cargos
na administração pública. O nome mais expressivo da política do Ceará na lista de possíveis pré-candidatos que precisam se afastar de suas funções é o governador Cid Gomes (PROS). Cid poderá renunciar para disputar o Senado.

São mais duas semanas de muitas especulações, corre-corre, análise de cenários e poucas definições. Cid Gomes continua no silêncio, aguarda o resultado das reuniões entre dirigentes nacionais do PMDB e do PT com a presidente Dilma Rousseff sobre as alianças estaduais e a reforma ministerial.

Nesses encontros, a presença de um aliado (e possível adversário nas urnas) de Cid Gomes, o senador Eunício Oliveira (PMDB).

Eunício reafirmou mais uma vez que se mantém candidato a governador e não aceita ministério. Cid espera novas conversas, nas próximas horas, com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-presidente Lula.

A presidente Dilma Rousseff quer um palanque único na disputa ao Governo do Estado. Ou seja, unir PROS, PMDB e PT. Uma candidatura única da base governista para ver ampliada a sua diferença de votos no Ceará em relação aos adversários. E, nesse jogo, entram Cid Gomes e Eunício Oliveira. Como conciliar os interesses dos dois líderes políticos?

As saídas são poucas e, ao mesmo tempo, muitas. Cid quer indicar um nome do PROS à sucessão estadual.

Eunício quer ser candidato a governador. Com esse quadro e, pelo cenário atual, a aliança PROS, PT e PMDB está implodida. Há, porém, os bombeiros e articuladores que diminuem a temperatura, reduzem as chamas da ameaça de incêndio e controlam o fogo.

O ambiente de baixas e altas temperaturas se estenderá até o dia 5 de abril. O ambiente pode mudar se, antes dessa data, o governador Cid Gomes anunciar que sai do Governo. A união do PROS, PT e PMDB pressupõe renúncias – de todos os lados. São arranjos que mostram uma verdadeira partida de xadrez, com pedras mexidas em todas as áreas, com diferentes possibilidades.

Uma das possibilidades que voltaram a ser cogitadas é a saída do prefeito Roberto Cláudio para ser o candidato do PROS, ficando a Prefeitura de Fortaleza com o peemedebista Gaudêncio Lucena, e, também, a ida de Eunício Oliveira para o Ministério da presidente Dilma Rousseff.

Alguns apontam o desgaste de Roberto Cláudio como impasse para uma candidatura ao Governo. ‘’Se ele for candidato único da base, sem adversários fortes, não haverá problema’’, especula um integrante da cúpula do PROS, ao dizer, também, que, se mantida a candidatura de Eunício, o jogo é outro entre PROS e PT. Um dos capítulos mais importantes desse enredo se encerra no dia 5 de abril.

Fonte: Grande Porto.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee