Pages

sábado, 15 de março de 2014

APÓS IBGE DIVULGAR QUE NÚMEROS DE CARGOS COMISSIONADOS SUBIU 115% EM UM ANO NO CEARÁ,SECRETÁRIO RESSALTA''VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR''

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 15, 2014   Sem Comentários

                      
Um dia após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que o Ceará aumentou em 115,7% o número de comissionados na administração estadual em um

ano (2012/2013), o secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, ressaltou que a maioria dos cargos dessa natureza é ocupada por servidores de carreira do Estado.


O secretário também afirma que a quantidade de postos comissionados cresceu porque o governo ampliou a atuação.

Segundo Diogo, o governo cearense emprega 9.973 pessoas em cargos comissionados. São 8.751 na administração direta (o conjunto das secretarias estaduais) e 1.222 na indireta, que compreende as autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundações públicas, fundos e órgãos de regime especial.

“Na administração direta, 85,91% dos comissionados são servidores estaduais de carreira. Na indireta eles ocupam 68,5% desses cargos. Então o que há de fato é uma valorização do servidor de carreira pelo governo”, disse o secretário.

2º maior aumento

Como mostrou ontem O POVO, o governo cearense mais que dobrou a quantidade de comissionados de 2012 para 2013. O número desses cargos, preenchidos sem concurso público e geralmente por indicação política, passou de 750 para 1.618. O Ceará ficou em segundo lugar no país, ficando atrás apenas do Amapá.

Diogo destaca que o IBGE não considerou no levantamento o total dos cargos comissionados, mas somente os ocupados por pessoal não concursado.

Conforme Diogo, educação e segurança pública foram os setores em que se concentrou a criação de cargos comissionados. “Na educação foram criados nesse período 1.476 comissionados. 

Na segurança, 352. São cargos para diretores de escolas, paras as novas delegacias e a restruturação da Polícia Militar, por exemplo ”, cita Diogo. “O braço de atuação do Estado é infinitamente maior desde que o governador Cid Gomes assumiu. Foi preciso contratar novos profissionais”.

O POVO procurou a quantidade e os salários dos comissionados na seção “Informações de servidores” no Portal da Transparência do governo, mas os dados não são mostrados. Segundo Diogo, as informações não são geradas automaticamente pelo sistema. “Às vezes há essa dificuldade”.

Números

9.973 é o número de comissionados, segundo Diogo

28% de concursados foram nomeados por Cid Gomes

Serviço

Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee