Pages

domingo, 30 de março de 2014

50 ANOS DA DITADURA MILITAR; O TESOURO DA DITADURA

Por ipuemfoco   Postado  domingo, março 30, 2014   Sem Comentários

                             
“Começam as reminiscências em torno da deposição do presidente João Goulart, quando o País entrou numa ditadura em nome da democracia.
Ela começou no Dia da Mentira e só acabou 21 anos depois. Estranha efeméride. Passaram-se 50 anos e ainda divide opiniões. Em 1949 ninguém discutia o golpe militar que destronou o imperador. Em 1980 ninguém discutia a deposição do presidente Washington Luís. Essa peculiaridade de 1964 fala mais do presente do que do passado.

Há um tesouro à disposição de quem queira conhecer o Brasil daqueles dias. É o livro Cartas do pai — de Alceu Amoroso Lima para sua filha madre Maria Teresa. Durante 18 anos o pensador católico escreveu milhares de cartas à filha, monja enclausurada num mosteiro beneditino. Em 2003, o Instituto Moreira Salles publicou um magnifico volume de 672 páginas com uma seleta das cartas de 1958 a 1968.

Em 1° de abril, ele escreve: “Desgraçadamente rompeu-se de novo a continuidade civil do nosso governo e a solução foi transferida para a área militar. (...) O San Tiago (San Tiago Dantas, ex-ministro das Relações Exteriores) que está muito bem informado, e esteve no Palácio das Laranjeiras com o Jango até de madrugada, me diz que as forças que estão com o governo legal parece que são fortes. (...) Mas o próprio San Tiago confessa que há muitas probabilidades de triunfo do golpe. E será então um triunfo direitista ‘que atrasará por vinte anos o progresso do Brasil’”. Alceu Amoroso Lima morreu em 1983, sem ter visto o fim de uma ditadura que combateu desde seus primeiros dias”.

Trecho de Um guia para 1964: doutor Alceu, publicado no O POVO (5/Março/2014).

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee