Pages

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

POSTO DE COMBUSTÍVEIS DO CEARÁ TEMEM FALTA DE GASOLINA DURANTE O CARNAVAL

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, fevereiro 27, 2014   Sem Comentários


                posto de gasolina 
Atraso na chegada de combustível causa racionamento pontual
A falta de local para armazenagem dos combustíveis que chegam por navio ao Porto do Mucuripe, único local de tancagem do Ceará, está atrasando a chegada de diesel e gasolina aos postos de Fortaleza, e os donos de postos temem uma possível escassez durante o Carnaval. 

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos) confirmou o atraso e diz que o racionamento é pontual.

Questionado sobre um possível risco durante o período momino, o assessor de economia do Sindipostos, Antônio José Costa, afirma que os empresários convivem diariamente com o problema e, durante o feriado, os atrasos no abastecimento dos estabelecimentos podem acontecer.

“Os proprietários estão sempre trabalhando no limite. Enquanto não resolver o problema da falta de espaço no Porto do Mucuripe, os postos vão sempre trabalhar sobre alerta”, afirma.

É a reclamação de Guilherme Meireles, proprietário do posto Aliança, no bairro Aldeota."Basta o navio atrasar um dia para chegar, já gera confusão, ficamos no limite. Por exemplo, o navio chegou na última terça com um dia de atraso. Se eu não trabalhasse com estoque alto, eu tinha tido problema", afirma ele, que acredita que a falta de abastecimento não será solucionada tão cedo.

Na avaliação de José Olavo Leal, dono de alguns postos Petrobras no Estado, o problema de escassez é nacional."O crescimento da demanda e a infraestrutura de logística e estocagem de combustíveis não acompanhou o crescimento do País. Apesar disso, eu nunca fiquei sem estoque. Nesta sexta eu garanto combustíveis na bomba, mas não posso prever os próximos dias", ele ainda complementa: "Sempre trabalho com estoque alto e isso gera prejuízos, prendendo o meu capital de giro. Ninguém tem capacidade para ficar vários dias sem receber. Essa alternativa é para minimizar a falta".

Demanda cearense é suprida com combustível de outros estados

Para o assessor econômico do Sindipostos, o motivo dos atrasos,já que o estado não tem muita capacidade de armazenagem, está na dependência dos combustíveis que vêm de outros estados vizinhos, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.

Antônio José ressalta que a solução para o problema seria a construção do parque de tancagem do Porto do Pecém.”Com a limitação do Mucuripe, que teve três terminais desativados nos últimos anos, e o crescimento da demanda, o jeito é esperar a construção do terminal do Pecém”.

Licitação para novos tanques no Pecém não foi iniciada

Segundo a assessoria da Cearáportos, empresa que controla o Porto do Pecém, ainda não foi iniciado processo licitatório para construção de novos tanques, e a previsão para a construção do novo terminal é para o fim de 2015. Até lá, a solução para não deixar faltar o combustível na bomba é sempre trabalhar com os tanques cheios.

Problema antigo

Em edição do dia 10 de janeiro de 2013, há um pouco mais de um ano, o Diário do Nordeste divulgou a falta de gasolina, com o exemplo de alguns estabelecimentos do município deJuazeiro do Norte, na região do Cariri, que ficaram cerca de 48 horas sem o combustível.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee