Pages

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FORTALEZA; PREFEITURA REALIZA TESTES COM ÔNIBUS SUSTENTÁVEL

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 12, 2014   Sem Comentários

             

Veículo combina motor à diesel e elétrico, funcionando isolada ou simultaneamente e garantindo redução de 35% de combustível.

A partir desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Fortaleza colocará em circulação um veículo em teste: o Hibribus.

 O diferencial desse ônibus é a combinação de um motor à diesel e um elétrico, que funcionam isolada ou simultaneamente, garantindo uma redução de 35% de combustível, segundo a empresa Volvo, responsável pela fabricação do equipamento.

Durante o mês de fevereiro, o Hibribus circulará na linha 075 – Campus do Pici/Unifor. Os passageiros poderão embarcar pagando a mesma tarifa dos demais coletivos, mas poderão usufruir de alguns atributos de conforto ainda não existentes na frota atual, como a redução do barulho do motor, por exemplo.

Durante a utilização do motor elétrico, o ônibus híbrido não emite ruído, reduzindo a poluição sonora e permitindo uma boa leitura ou a utilização de fones de ouvidos durante a viagem.

A maior vantagem do Hibribus está no quesito sustentabilidade. Segundo a fabricante, ele emite até 90% menos substâncias nocivas ao ambiente que os equipados com motor Euro 3, e até 50% menos que os propulsores Euro 5.

A partida do Hibribus é dada exclusivamente com o motor elétrico, que continua em funcionamento até o ônibus atingir, aproximadamente, 20 km/h. Quando o veículo para – nos pontos, semáforos ou congestionamentos, o bloco “convencional” é desligado e o elétrico mantém em funcionamento os sistemas auxiliares, como as luzes, o ar-condicionado e os letreiros.

O veículo possui uma comunicação visual diferenciada, na cor verde. Os passageiros precisarão ficar atentos na hora do embarque, que será realizado pela porta dianteira, pois o veículo segue os padrões de Curitiba, onde 30 veículos deste modelo fazem parte da frota.
CNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee