Pages

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CEARÁ;QUADRILHA DESCOBERTA,FRAUDE COM DUT FURTADO NO DETRAN

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, fevereiro 13, 2014   Sem Comentários

                            Image-0-Artigo-1544849-1


Um esquema fraudulento de desvio de formulários para a produção de documentos falsificados foi descoberto dentro do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran),
durante uma sigilosa investigação da Polícia Civil, através de duas delegacias Especializadas.

O esquema consistia no furto de 'espelhos' de Documento Único de Trânsito (DUT) que eram depois preenchidos com dados como numeração falsa ou copiada de chassi de veículos roubados e depois 'clonados'. Além de DUTs, também eram forjados outros documentos emitidos exclusivamente pelo Detran, como os formulários de vistoria veicular.

Pelo menos, duas pessoas, já foram identificadas pela Polícia Civil como envolvidas no caso. A investigação teve início quando o próprio Detran descobriu o 'desaparecimento' de um lote de documentos em sua sede, no bairro Maraponga.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (cuja sede fica vizinha ao Detran) foi acionada e o titular do órgão, delegado Gustavo Augusto Pernambuco, instaurou inquérito.

Traficantes

No andamento da apuração, a equipe da DRFVC descobriu que os documentos forjados a partir do furto dos 'espelhos' serviriam para 'esquentar' (legalizar fraudulentamente) veículos que eram roubados em Fortaleza e, em seguida, sua numeração de chassi adulterada. E mais. A Polícia descobriu que os carros 'clonados' e com documentação falsa eram repassados a traficantes de drogas.

Com base nesta constatação, a DRFVC decidiu pedir o auxílio da Delegacia de Narcóticos (Denarc) para descobrir para quais traficantes os falsários vinham agindo a partir do Detran. 


Na investigação compartilhada, os delegados Gustavo Pernambuco (DRFVC) e Pedro Viana Júnior (Denarc), junto com suas equipes de inspetores e escrivães, chegaram ao nome de duas pessoas. Uma delas, um homem identificado como Francisco João Nobre Neto, 34, conhecido por 'Chiquinho'. A Polícia não declinou com detalhes a participação dele na trama.

Também foi identificada, e presa, Antônia Carline de Souza Santos, uma jovem de 19 anos, moradora do Conjunto Cidade Oeste, Na casa dela, na Rua 21, número 184-B, os policiais apreenderam uma vasta quantidade de provas do seu envolvimento no crime, placas de veículo clonadas, além de martelos, pinos e outros apetrechos utilizados na remarcação de chassi.

A Polícia ressalta que a denúncia do furto dos documentos partiu do Detran e investiga se há o envolvimento de funcionários do órgão no esquema.


 "Não temos nada comprovado ainda. As investigações ainda estão em curso, mas o que já descobrimos representou um duro golpe na quadrilha", disse o delegado Pedro Viana, na Denarc.D/N

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee