Pages

sábado, 18 de janeiro de 2014

PROS PEDE AO TSE PARA SER INCLUÍDO EM FATIA MAIOR DO FUNDO PARTIDÁRIO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, janeiro 18, 2014   Sem Comentários

                        
Partido criado no ano passado quer entrar no rateio de 95% dos recursos. Objetivo do pedido é assegurar mesmo tratamento dado ao Solidariedade.

O PROS (Partido Republicano da Ordem Social), criado oficialmente em setembro do ano passado, protocolou nesta sexta-feira (17) pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ser incluído no rateio dos 95% dos recursos do Fundo Partidário.

Os recursos da fatia de 95% do fundo são distribuídos proporcionalmente entre as legendas, de acordo com a votação obtida na última eleição geral para a Câmara dos Deputados. Os outros 5% são distribuídos em partes iguais entre todos os partidos que tenham estatutos registrados no TSE.

O PROS ainda não existia nas eleições de 2010, mas teve a adesão de 18 deputados que migraram de outros partidos.

Na ação, o partido pede uma liminar (decisão provisória) para assegurar o bloqueio dos recursos que atualmente estão sendo distribuídos proporcionalmente a outras legendas.

O documento cita decisão recente do presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, que garantiu a inclusão de outro partido novo, o Solidariedade, no rateio dos 95% do fundo.

A legenda criada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força Sindical, também não participou do último pleito.

Pela liminar concedida no último dia 6 pelo ministro, o cálculo dos valores do Fundo Partidário que serão destinados ao Solidariedade deverá tomar como base o número de deputados de outros partidos que entraram para a sigla. Mas, por enquanto, o montante não poderá ser utilizado – será retido pela Justiça Eleitoral até o julgamento do mérito pelo plenário da Corte.

O PROS quer receber do TSE o mesmo tratamento dado ao Solidariedade. “O caso em questão é o mesmo do supracitado precedente, até porque o Partido Solidariedade obteve registro [no TSE] em mesma data [do PROS] e está sofrendo os mesmos danos pelos quais sofre o partido autor [da ação]”, afirmou, na ação.

Os ministros do TSE devem decidir a partir de fevereiro se as duas siglas têm ou não direito a essa parcela do Fundo Partidário, já que foram criadas após as últimas eleições.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee