Pages

sábado, 11 de janeiro de 2014

PREFEITO SERÁ ATINGIDO PELO NOVO INQUÉRITO DA BOATE KISS

Por ipuemfoco   Postado  sábado, janeiro 11, 2014   Sem Comentários

Um novo inquérito da Polícia Civil sobre o incêndio na boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas em janeiro do ano passado, deve indiciar 20 funcionários públicos municipais por improbidade administrativa, entre eles o prefeito Cezar Schirmer (PMDB). O inquérito deve ser concluído em fevereiro.

Os servidores públicos e o prefeito deverão ser acusados por conduta omissiva e má-fé na administração pública, já que permitiram o funcionamento da casa noturna sem a documentação exigida pela legislação municipal. Pode haver denúncia também por fraude processual e conduta criminosa.

No caso de Schirmer, não haverá indiciamento porque o prefeito tem foro privilegiado. Assim, a polícia deverá apenas citar ao Ministério Público (MP) as responsabilidades do administrador para a ocorrência da tragédia, ficando a cargo do procurador-geral do estado encaminhar ou não o pedido ao Tribunal de Justiça.

Os servidores de carreira estão sujeitos à perda dos cargos. As investigações, iniciadas em abril de 2013, recolheram mais de cem depoimentos, entre funcionários municipais, oficiais dos Bombeiros e moradores vizinhos à boate. Segundo a delegada Luíza Souza, que cuida do caso, foram detectadas “centenas de irregularidades” no licenciamento da Kiss.

— São questões bem graves que vieram como uma bola de neve. A boate precisava de seis licenças para funcionar, mas nenhuma delas estava em situação regular diante da prefeitura. Ou seja, desde 2009 a Kiss não poderia ter funcionado um dia sequer por falta de documentação — disse a delegada.

Uma equipe de três delegados estudou as legislações federal, estadual e municipal anti-incêndio, para fundamentar o inquérito. Entre as irregularidades apontadas pela polícia está a troca de número do prédio onde funcionava a boate, que passou de 1.935 para 1.925 nos registros municipais. 

O artifício permitiu que os proprietários da Kiss pudessem pedir novos licenciamentos para a boate sem que houvesse necessidade de um estudo prévio por parte do Escritório da Cidade em relação ao projeto técnico do estabelecimento.

Também foi comprovada a falsificação de assinaturas e o uso de CPFs inexistentes na lista elaborada para o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), necessário para a obtenção do licenciamento. A lei exige que, num raio de cem metros, os vizinhos concordem com a implantação do empreendimento.

Segundo a delegada, a utilização de apenas um CPF inexistente já constitui prova material suficiente para caracterizar a improbidade administrativa. A polícia descobriu que foram usadas identidades duplicadas e assinaturas irreconhecíveis para falsificar a consulta popular.

Além disso, não foram observadas as restrições da lei municipal 3.301, de 1991, que proíbe a instalação de material de fácil combustão ou que emita gases tóxicos, como a espuma que revestia o teto do palco da Kiss, em estabelecimentos como cinemas, teatros e boates.

A assessoria de imprensa do prefeito Cezar Schirmer informou que ele está de férias e que retorna à cidade na semana que vem.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee