Pages

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PAPA SUBSTITUI A COMISSÃO QUE SUPERVISIONA O BANCO DO VATICANO,INCLUINDO BRASILEIRO DOM ODILO SCHERER

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 16, 2014   Sem Comentários

                              31.mar.2013 - O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, celebra missa de Páscoa na catedral da Sé, centro de São Paulo
O papa Francisco substituiu por completo a comissão de cardeais encarregada de supervisionar o controvertido banco do Vaticano,

o Instituto de Obras para a Religião e nomeou uma nova equipe, informou nesta quarta-feira a Santa Sé.

A decisão foi anunciada poucos dias antes de ser divulgado um relatório com as reformas que serão aplicadas na entidade, envolvida por anos em escândalos de lavagem de dinheiro e intrigas internas.

Apenas um cardeal, o francês Jean-Louis Tauran, continuará fazendo parte da comissão, da qual foram destituídos o ex-secretário italiano Tarcisio Bertone, braço direito de Bento XVI, criticado por sua gestão da Cúria Romana, o italiano Domenico Calcagno, o brasileiro Odilo Sherer e o indiano Telesphore Toppo.

Francisco decidiu destituir a comissão antes da conclusão de seu mandato, apesar de ter sido nomeada por Bento XVI pouco antes de apresentar sua renúncia em fevereiro de 2013.

Entre os nomeados, figura o atual Secretário d Estado, o italiano Pietro Parolin, o cardeal austríaco Christoph Sch¶nborn, um dos religiosos mais rspeitados da Europa, o canadense Thomas Christopher Collins e o espanhol Santos Abril y Castelló.

Desde que começou seu pontificado em março, o papa argentino fez de suas prioridades a reforma do banco do Vaticano, acusado também de corrupção.

A nova comissão, que deve supervisionar as atividades econômicas e a situação jurídica do IOR, permanecerá no cargo por cinco anos.

Uma investigação da procuradoria de Roma revelada pela imprensa mostrou que por algumas das 19.000 contas do banco, que pertencem tanto a religiosos como laicos que trabalham no Vaticano, transitou dinheiro de origem duvidosa.

Um grupo de especialistas apresentará seu primeiro relatório no curso de uma reunião programada para fevereiro dos oito cardeais que assessoram o papa na reforma da máquina administrativa do Vaticano.
BOL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee