Pages

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"OS PROFETAS DA CHUVA" E AS PREVISÕES PARA 2014

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 02, 2014   Sem Comentários

                               João de barro construiu a casa voltada para o poente, sinal de muita chuva, diz profeta. (Foto: André Teixeira/G1)
'Profetas da Chuva' vão se reunir de 10 a 12 de janeiro, em Quixadá, a 164 Km de Fortaleza, para o XVIII Encontro de Profetas da Chuva. O evento será realizado na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece). O evento vai reunir também pesquisadores da academia, políticos, e estudantes.

A programação do evento já está fechada e começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá, com a participação de violeiros e trovadores na praça da Fundação Cultural. No sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões.

O programa prossegue à tarde com o Seminário “Convivência no Semiárido", do qual vão participar pesquisadores e educadores da área. O Encontro termina no domingo (12) com um café da manhã e bate papo livre com os profetas, além de uSaber popular

É a sintonia do sertanejo com a natureza que faz surgirem os chamados profetas da chuva. “Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos”, explicam os organizadores no material de divulgação do encontro.

A dinâmica do encontro é simples. Quem se identifica como profeta da chuva é apresentado por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro. Cada um faz, então, sua previsão e explica o método utilizado para chegar àquela conclusão. O encontro é uma tradição em Quixadá desde 1996.

O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central.

Serviço: Comissão organizadora do XVIII Encontro de Profetas da Chuva – (fones: (85) 3032 .3333 / 3032. 3333).ma atração cultural.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee