Pages

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MARINA SILVA; CRÍTICA NÃO É DECLARAÇÃO DE GUERRA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, janeiro 03, 2014   Sem Comentários

ERNESTO RODRIGUES: SP - ELEIÇÕES 2010/MARINA/COLETIVA - POLÍTICA - A candidata derrotada à Presidência da República, Marina Silva, do Partido Verde (PV), durante entrevista coletiva no   comitê de campanha do   partido, na zona oeste de São Paulo, na tarde desta segunda-fei
Ex-senadora propõe um novo pacto e novos protagonistas na política; "Se já não confiamos naqueles que prometeram tudo, eis aí o sinal para que nossa nova promessa seja um acordo, simples e claro, naquilo que é essencial", diz ela

Num artigo rebuscado, publicado nesta sexta-feira, a ex-senadora Marina Silva propõe um novo pacto político e afirma que críticas não devem ser encaradas como declarações de guerra. Leia abaixo:

Nascer sempre

Em meio aos abraços amigos e desejos de feliz Ano-Novo, costumamos reconhecer a sinceridade dos desejos para além das palavras, pois estas são, muitas vezes, gastas e repetidas. As palavras necessitam de gestos que recuperem e sustentem seu sentido.

Releio Hannah Arendt, para melhor refletir sobre a possibilidade de restaurar a capacidade humana de lidar com as desconfianças e incertezas causadas pela ameaça do imprevisível, por meio do milagre da "promessa". Na dimensão política da crise civilizatória que vivemos, a crise de confiança é o centro do problema. 

O ano que passou foi didático nesse ponto: o atual sistema de representação recebeu um claro voto de desconfiança e não foi capaz sequer de manter --ainda menos cumprir-- até mesmo as promessas apressadas que faz sob pressão.

Ainda é possível refazer a confiança, dentro de um espaço de heteroestima política, social, cultural, como indivíduos e como povo? como indivíduos e como povo? Temos motivo para descrer, num mundo fragmentado em que as relações se liquefazem e escorrem, sem estabilidade. 

Mesmo as novas formas de relacionamento e comunicação que inventamos, muitas vezes parecem ser uma desesperada tentativa de agarrarmo-nos uns aos outros, multiplicando conexões frágeis e superficiais na ausência de laços de confiança efetivos e afetivos.

Revejo, no entanto, a importância que H. Arendt dá ao nascimento como fonte de fé e esperança (cuja expressão poética e profética ela localiza nos Evangelhos: "nasceu uma criança entre nós") capaz de renovar a confiança em nós, nos outros, no futuro. Somos, assim, impelidos a olhar o que está nascendo ao nosso redor e, sim, tem muita coisa boa começando além de um novo ano.

Podemos abandonar o pensamento defensivo, que recebe as críticas como se fossem expressões de pessimismo ou até declarações de guerra para saudar, entre nós, o nascimento --renascimento, como queiramos-- de uma consciência aguda e exigente, que já não se ilude com velhas promessas mas que pode ser base sólida para um novo pacto ético e social. 

Podemos nos alegrar com o surgimento de uma nova geração de protagonistas da política, iniciantes ainda, mas com enorme capacidade de aprender e evoluir rapidamente. Podemos compartilhar desse novo sentimento de poder e liberdade que se espalha dando origem a uma democracia espalhada em todos os espaços da vida.

Podemos, sim, superar a fragmentação do mundo em crise compondo novas sínteses baseadas em novas harmonias. Se já não confiamos naqueles que prometeram tudo, eis aí o sinal para que nossa nova promessa seja um acordo, simples e claro, naquilo que é essencial. A confiança vem do que é sustentável.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee