Pages

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

JOVEM FINGE DEPENDER DE EMPREGADA DOMÉSTICA PARA ENTRAR EM SISTEMA DE COTAS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, janeiro 22, 2014   Sem Comentários

                                       
Tentando alcançar uma vaga no curso de Medicina da UERJ, o jovem de classe média, morador da Zona Sul do Rio de Janeiro, fraudou sua inscrição para a prova

 declarando ser financeiramente dependente de sua empregada doméstica.
Na manhã dessa quarta-feira, 22, Ricardo Vieiralves, reitor da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) confirmou a expulsão de um estudante de Medicina que praticou uma fraude no sistema de cotas do último vestibular da instituição. Esse é o primeiro caso confirmado desde que o regime foi criado, no início da década passada.

De acordo com Vieiralves, o jovem de classe média, morador da Zona Sul do Rio de Janeiro, declarou, durante a inscrição para a prova, ser dependente de sua empregada doméstica. Dessa forma, conseguiu se enquadrar no critério de cota social, que determina o direito ao candidato que sobreviver com uma renda per capita familiar de R$960 mensais.

"O caso foi denunciado por colegas dele, que perceberam a distorção. Abrimos um procedimento, demos amplo direito de defesa, mas ele próprio acabou confessando que burlou a documentação. O jovem foi expulso e encaminhamos o caso para o Ministério Público e para a Polícia Civil, já que ele terá que responder a processo penal", explicou Ricardo.

O reitor ainda fez questão de destacar que, estatisticamente falando, esse tipo de atitude é insignificante diante da imensa quantidade de vagas disponibilizadas com o direito às cotas. Porém, alertou que as investigaçõe são importantes para mostrar que a universidade está atenta.

"É o sinal de que estamos vigilantes. Que a classe média dispute de forma correta as vagas que lhe são destinadas. Acredito que está ocorrendo hoje em dia um desespero diante da falta de uma oferta suficiente de vagas, em geral e principalmente nas públicas. Então começam a surgir novas tentativas de fraudes a até quadrilhas tentam se estabelecer. É uma pena porque somos educadores, não somos polícia, mas temos que agir como investigadores", disse
.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee