Pages

domingo, 26 de janeiro de 2014

COM DILMA E LULA,PT LEMBRARÁ OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

Por ipuemfoco   Postado  domingo, janeiro 26, 2014   Sem Comentários

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula:
Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, tem analisado documentos secretos que mostram como a ditadura militar vigiou líderes petistas, entre eles o então líder sindical Lula, que teria sido seguido, fotografado e tido as falas gravas pelo Dops; ato político em Brasília acontecerá em 1º de abril, Dia da Mentira

Brasília 247 – O PT organiza para 1º de abril, Dia da Mentira, um ato político em Brasília para lembrar os 50 anos do golpe militar de 1964. O evento deverá ter a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Um dos pontos da programação é mostrar documentos secretos que revelam como o Dops, órgão ligado ao governo responsável por controlar e reprimir movimentos contrários ao regime, perseguiram líderes petistas na época.

Leia abaixo nas notas da coluna Painel, da Folha de S.Paulo:

O golpe e a campanha

O PT prepara uma extensa programação para lembrar os 50 anos do golpe de 1964. O roteiro inclui um grande ato político em Brasília, para o qual serão convidados o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. A data escolhida pelos petistas foi 1º de abril, Dia da Mentira. 

Os militares detestam a coincidência e situam a efeméride em 31 de março, dia em que o Exército começou a se rebelar contra o governo Jango. O ato ocorrerá a seis meses do primeiro turno da eleição.

Os arquivos Pesquisadores da Fundação Perseu Abramo têm se debruçado sobre documentos secretos que mostram como a ditadura vigiava os passos de líderes do PT. Os primeiros informes são de 1977, três anos antes de o partido ser registrado.

Os infiltrados Os papéis revelam que o Dops infiltrava agentes em reuniões com a participação do então líder sindical Luiz Inácio da Silva. Ele era seguido, fotografado e tinha as falas gravadas em todo o Estado de São Paulo.

O moderado Em 15 de março de 1981, a polícia monitorou visita de Lula a uma fábrica e um centro comunitário em Franca. O relatório atesta, com certa decepção, que seu discurso foi "comedido e sem ataques pessoais às autoridades constituídas".

Os suspeitos A ficha registra detalhes como as placas dos carros dos petistas. Lula viajou de Opala. Atrás, num Fusca amarelo, vinham "três desconhecidos com características de hippies". "Estes elementos foram fotografados", escreveram os tiras.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee