Pages

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ALERTA GERAL NA SAÚDE; CONFIRMADO "SURTO" DE SARAMPO NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, janeiro 29, 2014   Sem Comentários

                                 
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou, ontem, mais um caso de sarampo em Fortaleza.
Agora, são 11 pessoas contaminadas com a doença na Capital, situação que já se caracteriza como surto. 

O órgão acredita que novos casos devem ser diagnosticados até o final da semana, quando serão recebidos resultados laboratoriais dos exames realizados em cearenses com suspeita da infecção. 

Para tentar conter a disseminação do vírus, a secretaria realizará, até o próximo dia 8 de fevereiro, uma campanha de imunização para bloqueio da doença.

Segundo a Sesa, a nova vítima pertence à família de duas crianças já confirmadas com sarampo neste mês e teve a infecção detectada por vínculo epidemiológico. Danielle Queiroz, especialista em epidemiologia do órgão, afirma que, pela data de início dos sintomas, é possível que o novo caso seja, na realidade, a primeira ocorrência no Estado. 

"Os sintomas começaram no dia 25 de dezembro e a vítima esteve três vezes na unidade de saúde antes de ser diagnosticada, mas acabou fugindo da vigilância epidemiológica", explica a médica.

Disseminação

A doença progride rapidamente no Ceará. Além dos 11 casos confirmados em Fortaleza, há 98 pessoas com suspeita de sarampo, uma delas na cidade de Uruburetama, e uma média de três a cinco notificações por semana. 

A epidemiologista afirma, ainda, que, até o final desta semana, mais pessoas no Estado devem ser diagnosticadas. "O vírus tem facilidade de ser transmitido. Uma pessoa com a doença pode contaminar 10, 20 pessoas. Por isso, é importante a identificação do caso precocemente", destaca Daniele.

Ontem, 500 profissionais de saúde de Fortaleza e da região metropolitana foram capacitados para reconhecer os primeiros sinais do sarampo e saber como proceder em casos de suspeita da infecção. Eles também foram treinados sobre a imunização contra a doença. A vacina é a única forma de prevenção.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee