Pages

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

TERMINA HOJE O PRAZO PARA O FIM DO "PISCINÃO" DO HJF

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, dezembro 12, 2013   Sem Comentários


Termina hoje o prazo estipulado pelo secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes, para acabar com o "piscinão", ala improvisada na recepção do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) para abrigar pacientes. Muitos já foram transferidos para outros hospitais, enquanto alguns foram levados para um corredor no 2º piso do prédio, já apelidado de "varandão".

Conforme pacientes e acompanhantes presentes no hospital ontem, as pessoas foram transferidas para um corredor no 2º pavimento durante a madrugada da última terça-feira. A área foi apelidada de "varandão" 

Ontem de manhã, cerca de 20 pacientes, além dos acompanhantes, ainda aguardavam a transferência no hospital. Mas não na recepção. De acordo com a decoradora de festas Alexandra Ramos, que fazia companhia a uma vizinha, as pessoas foram transferidas para o 2º pavimento na madrugada da última terça-feira. "Eles querem esconder a gente", disse.

Chamado de "varandão", o novo local é um corredor da ala pediátrica com uma grande janela para a parte de trás do HGF, daí o apelido. Contudo, os pacientes ainda precisam descer para realizar a higiene pessoal. "Para dar banho, eles precisam descer nas macas, com soro e tudo", disse a doméstica Rute Oliveira, acompanhando um interno.

De acordo com informações da assessoria do HGF, os pacientes que ainda estão nos corredores aguardam a realização de exames feitos apenas na unidade. Depois disso, serão transferidos para outros hospitais. Nos últimos dias, várias pessoas foram transferidas para os quase 300 leitos de retaguarda em hospitais como o Fernandes Távora (40), a Santa Casa de Misericórdia (20) e o Waldemar de Alcântara (185), também do governo do Estado.

Além disso, uma reforma em fase final de acabamento disponibilizou mais 60 vagas para futuros pacientes e outras 40 ainda serão viabilizadas. Atualmente, o HGF conta com 537 leitos. Com isso, o hospital garante que o "piscinão" não existirá mais a partir da 0h de amanhã.

Solução

No dia 12 de setembro deste ano, ao tomar posse como titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Ciro Gomes prometeu acabar com o "piscinão" em 90 dias. "Antes, essa solução era inviável politicamente pela falta de funcionalidade entre Prefeitura e Estado, mas agora já está determinado um prazo exíguo para que façamos uma central de regulação", explicou Ciro à época.

Para tentar solucionar a superlotações em todos os hospitais do Estado, o governo abriu uma chamada pública e receberá propostas de unidades particulares e filantrópicas para a realização de cirurgias eletivas.Germano RibeiroRepórter/DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee